Evento realizado Olival & Azeite Sanidade vegetal

Webinar “𝑿𝒚𝒍𝒆𝒍𝒍𝒂 𝒇𝒂𝒔𝒕𝒊𝒅𝒊𝒐𝒔𝒂, um grave problema fitossanitário a combater”

No âmbito do Grupo Operacional “Novas práticas em olivais de sequeiro: estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas” irá decorrer online, no próximo dia 6 de maio às 18h00, o Webinar “Xylella fastidiosa, um grave problema fitossanitário a combater”.

〈 03/05/21 〉

Xylella fastidiosa é uma bactéria que afeta muitas espécies importantes, tais como oliveira, amendoeira, cerejeira, citrinos, videira e sobreiros e diversas ornamentais, incluindo lavandas, rosmaninho, aloendros e polígalas. Detetada em Portugal em janeiro de 2019, a Xylella fastidiosa é atualmente uma das grandes ameaças fitossanitárias para a nossa agricultura.

Portugal implementa, desde 2014, um programa nacional de prospeção anual desta bactéria em todo o seu território e neste âmbito, em janeiro de 2019, foi assinalada pela primeira vez a sua presença, no Concelho de Vila Nova de Gaia. Nesta sequência está em execução um Plano de Ação, que integra um conjunto de ações tendo em vista a erradicação de X. fastidiosa na área onde foi detetada.

Faça a sua inscrição aqui.

O evento será também transmitido online na página do Facebook da APPITAD.