EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura Pequenos Frutos Sanidade vegetal

Pirecris: A nova solução bioinseticida para o controlo de 𝑫𝒓𝒐𝒔𝒐𝒑𝒉𝒊𝒍𝒂 em frutos vermelhos

• A nova homologação junta-se ao registo que o produto já dispõe neste país para o controlo de pulgão, mosca branca e cicadelidios como a cigarrinha verde, numa ampla variedade de cultivos.

• O bioinseticida Pirecris distribui-se através da rede comercial da Jovagro.

〈 05/05/21 〉 

A Seipasa, empresa espanhola especializada no desenvolvimento e formulação de bioinseticidas, biofungicidas e bioestimulantes para a agricultura, obteve a ampliação do registro fitossanitário do bioinseticida Pirecris em Portugal.

A nova certificação aplica-se ao controlo da Drosophila suzukii, conhecida normalmente como mosca da asa manchada, em frutos vermelhos e adiciona-se ao registo que o produto já dispõe neste país para controlar o pulgão, mosca branca e cicadelídeos como a cigarrinha verde numa ampla variedade de cultivos.

Pirecris é um bioinseticida concebido a partir de uma exclusiva formulação graças ao equilíbrio das moléculas PI e PII que compõem a substância ativa e que proporcionam a máxima eficácia inseticida, tanto no campo aberto como na estufa.

As micromoléculas que compõem a sua formulação condensam e criam uma rede estável e equilibrada em toda a dissolução. Proporcionam um efeito inseticida que age bloqueando o sistema respiratório sobre os ovos e larvas, e procuram uma cobertura perfeita sobre a folha e o inseto.

Além de Portugal, Pirecris está registado em Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre, México e Marrocos, entre outros países. O bioinseticida Pirecris distribui-se através da rede comercial da Jovagro.

Pepe Martínez, diretor da unidade de negócio da Seipasa na Europa, celebrou a ampliação do rótulo do produto e referiu a eficácia e solvência que possui o produto para controlar e eliminar pragas.

“A Drosophila suzukii é uma praga que se estendeu rapidamente na maioria dos países europeus. Provoca importantes perdas na colheita e é especialmente daninha em cultivos como os frutos vermelhos. Penso que não me engano ao dizer que o Pirecris é a solução que os produtores de berries estavam à espera para controlar esta praga”, afirmou Martínez.

Experiência e eficácia no controlo de pragas

O diretor da unidade de negócio da Seipasa na Europa assegura que, com esta nova ampliação do rótulo de Pirecris em Portugal, a Seipasa disponibiliza aos produtores de berries uma solução de ampla eficácia contra uma das pragas que maior ameaça representa para os cultivos.

“Pirecris tem o selo da tecnologia natural da Seipasa, com uma formulação exclusiva e inovadora que permite ao produto responder em todos os cenários em que se aplica com uma elevada eficácia e precisão no controlo de pragas. Além disso, Pirecris degrada-se rapidamente e tem um curto prazo de segurança. É ideal – acresceu Martínez – para ser utilizado em programas de gestão integrada de pragas e sistemas de produção orgânica”.

O diretor da unidade de negócio da Seipasa na Europa sublinhou a vasta bagagem internacional do produto, com registo fitossanitário em 8 países, e avançou uma nova ampliação do rótulo que chegará nos próximos meses para cultivos de alto valor acrescentado em mercados estratégicos da Europa.

“Pirecris é um produto em contínua melhoria que cresce a partir do seu próprio desenvolvimento. Dispõe de registo fitossanitário em sistemas agrícolas de diversos países do mundo, com condições climáticas e ambientais muito diversas nalguns casos, proporciona uma grande experiência e conhecimento que nos ajuda a melhorar o Pirecris como solução eficaz e precisa”, concluiu Martínez.


Acerca da Seipasa

A Seipasa é uma empresa espanhola pioneira na biotecnologia aplicada à agricultura. Concebe, regista e comercializa soluções de origem botânica e microbiológica para a proteção, a bioestimulação e a nutrição dos cultivos a nível global.

A empresa nasceu em 1998 a partir da visão empresarial de se antecipar à mudança e à transformação que a indústria agrícola vive hoje em dia. 23 anos depois, a Seipasa impulsionou o modelo Natural Technology®, a partir do qual desenvolve soluções de alto valor tecnológico, em linha com a sustentabilidade e que se aplicam nas agriculturas mais exigentes do planeta. Os seus produtos exportam-se para 25 países em todo o mundo.