Agropecuária Floresta Inovação

Suinicultura integra Centro de Competências InovTechAgro para combater alterações climáticas

“Let’s Talk About Pork From Europe”

〈 11/05/21 〉

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) integra o Centro de Competências InovTechAgro, com a missão de reforçar medidas de proteção ambiental e luta contra as alterações climáticas. O projeto visa a promoção do setor agrícola, com aposta na agricultura de precisão, tornando-a mais inteligente, segura, moderna e sustentável.

O setor da Suinicultura integra o novo Centro de Competências InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal – e reforça medidas de proteção ambiental e luta contra as alterações climáticas, indo ao encontro da Política Agrícola Comum no período pós 2020.

De olhos postos num setor agrícola mais inteligente, seguro, moderno e sustentável, o InovTechAgro visa a promoção de estratégias de inovação, onde a agricultura de precisão, a digitalização e a mecanização agrária congregam no seu seio um conjunto de tecnologias determinantes para a produtividade das fileiras de produção agroflorestal.

A aposta na precisão, digitalização e mecanização agrária vai ser essencial para a adoção do conceito de uma agricultura mais moderna e sustentável, envolvendo mecanismos como mapas de produtividade, cartas de condutividade elétrica do solo, georreferenciação por satélite, sistemas inteligentes de zootecnia de precisão promotores de práticas de maneio com menor manipulação humana, fomentando assim o bem-estar animal, entre outros, considerando ainda a implementação do uso de biocombustíveis.

Esta é uma oportunidade para constituir a coesão do setor agroflorestal e afirmar a Suinicultura na promoção da proteção ambiental e luta contra as alterações climáticas.

O Centro de Competências InovTechAgro junta várias entidades representantes de organizações de agricultores, entre as quais a FPAS, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado.