Política Agrícola Vinha & Vinho

Ministra anuncia apoio excecional de 8 ME para o setor do vinho

A ministra da Agricultura anunciou hoje a abertura de um aviso, a partir de 31 de maio, no valor de oito milhões de euros, uma medida excecional de apoio ao setor do vinho, afetado pela pandemia da covid-19.

〈 07/05/21 〉

Trata-se de uma medida de apoio temporário e excecional aos agricultores e às pequenas e médias empresas (PME), no continente em concreto, que são particularmente afetados pela pandemia e pela crise provocada pela covid-19.

“O setor do vinho é fundamental na recuperação e projeção do país. Isso ficou mais uma vez demonstrado no contexto difícil que atravessamos, marcado pelos efeitos da pandemia COVID-19. Por isso, hoje, no Concurso Cidades do Vinho – uma iniciativa que contribui para a valorização e promoção dos vinhos nacionais –, anunciámos um pacote de medidas de apoio dirigidas ao setor. Este pacote integra a inclusão do setor do vinho na medida de apoio temporário excecional aos agricultores e às PME, particularmente afetados pela crise da COVID-19, o apoio ao investimento orientado para o aumento da capacidade de armazenamento de vinho, a abertura, ao setor do vinho, de candidaturas à medida “3.3.1 – Investimento, transformação e comercialização de produtos agrícolas”, prevista para o 4.º trimestre, e a possibilidade de abertura de candidaturas à destilação de crise” referiu Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura.