Pequenos Frutos

Na SEABERRY a produção de morango é altamente tecnológica

Gonçalo Assis Lopes com o pai

A SEABERRY é uma empresa com certificação Global G.A.P. sediada em Ribamar (Ericeira) dedicada à producão de morango de alta qualidade em sistema semihidropónico.

Tem uma área de estufa de 1 hectare, com cerca de 300 mil plantas num sistema de calhas suspensas oscilantes estando atualmente a produzir duas variedades: ‘Sabrina’ e ‘Rociera’.

O seu responsável, Gonçalo Assis Lopes, aponta-lhe um carácter fortemente vincado no que diz respeito a sustentabilidade e ambiente (encontra-se em modo de Produção Integrada), quer seja no próprio processo produtivo ou na infraestrutura construída, socorrendo-se de sistemas tecnológicos de última geração aplicados a diversas vertentes de producão da exploracão de forma a rentabilizar de forma integrada, racional, responsável e eficiente os seus recursos. Por exemplo, a Gestão Climática é feita remotamente através de software inteligente dos fatores internos da estufa como temperatura do ar, humidade, intensidade lumínica, ventilação e sombra de forma a criar condições ideais constantes para o desenvolvimento do morango sem incorrer em desperdício de recursos.

Outro exemplo é a gestão da água, recurso fundamental e cada vez mais escasso nos dias de hoje, feita através de uma solução inteligente de automação de fertirrega altamente rigorosa e sofisticada, coordenando e afinando simultaneamente todas as componentes da solução nutriente (…).

Leia a entrevista completa na edição de maio 2021. Adquira aqui.