Política Agrícola

Abertura das candidaturas ao Aviso para a Instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas

O Ministério da Agricultura anunciou hoje a abertura das candidaturas ao Aviso para a Instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas. Com uma dotação de 10 milhões de euros e um apoio que pode chegar aos 70%, este Aviso contempla uma discriminação positiva para territórios vulneráveis, zonas desfavorecidas de montanha e detentores do Estatuto de Agricultura Familiar.

〈 15/05/21 〉

O anúncio foi feito esta manhã, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, durante uma visita à Sociedade Agrícola Monte de São Bento, em Portel.

Maria do Céu Antunes reforçou a importância desta medida para “tornar o setor mais #sustentável, mais inovador, mais rentável, sempre atento às questões éticas”, uma vez que estes painéis fotovoltaicos permitem “aumentar a sustentabilidade ambiental e energética, ao ser possível produzir energia a partir de uma fonte renovável, contribuindo, consequentemente, para mais sustentabilidade socioeconómica e, ainda, para a viabilidade das explorações. Ou seja, para um futuro melhor, assente numa transição, digital e climática, justa e inclusiva”.

O Aviso, anunciado hoje, integra a medida “Pequenos Investimentos na exploração agrícola” e contempla um apoio ao investimento que pode ir dos 700 euros aos 35 mil euros.


Artigo relacionado: 

PDR2020: Instalação de Painéis Fotovoltaicos – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola