Apicultura Sanidade vegetal

No dia em que se assinala o dia Mundial da abelha, ANIPLA relembra:

Relação entre polinizadores e agricultura é uma das mais vitais do planeta

〈 20/05/21 〉

No dia em que se assinala a importância de uma das relações mais vitais do planeta (dia mundial da abelha – 20 de maio) – entre agricultura e polinizadores – a ANIPLA relembra: muitas das culturas em que confiamos para alimentar a população em crescimento seriam impossíveis de produzir sem polinizadores, tornando-as cruciais para nossos sistemas alimentares.

Assim, técnicas agrícolas que apoiam polinizadores e seus habitats podem desempenhar um papel fundamental na garantia da sustentabilidade da nossa produção de alimentos. Os polinizadores enfrentam uma série de desafios, desde a perda de habitat, até aos impactos das mudanças climáticas, novas doenças e outras pragas.

Inovações em ciência e tecnologia ajudam a encontrar respostas para muitos desses desafios. A produção Integrada tem uma visão holística da proteção das culturas, limitando o impacto ambiental e utilizando práticas agrícolas que estabelecem o equilíbrio entre a produção económica e a responsabilidade ambiental, enquanto promovem a biodiversidade.

A Smart Farm da Anipla é um dos exemplos da forma como os agricultores promovem e cuidam da importante relação com os polinizadores. Olhando para algumas das relações mais importantes de culturas e polinizadores do mundo, a Smart Farm é um exemplo de como a ciência vegetal dá aos agricultores uma variedade de ferramentas para proteger suas culturas ao mesmo tempo em que apoia a polinização.

O tema da proteção e promoção da biodiversidade é uma componente fundamental na Smart Farm da ANIPLA onde, através de exemplos práticos, é possível formar e informar os visitantes acerca das estratégias relacionadas com a produção integrada, com a utilização de culturas de cobertura de solo e margens multifuncionais, que servem de abrigo e alimento a organismos auxiliares e protegem o solo; bem como sobre as boas práticas de integração do uso de produtos fitofarmacêuticos, de modo a não serem prejudiciais para a fauna e flora presente na exploração.

Os agricultores estão conscientes da sua dependência de polinizadores para o sucesso das suas culturas. Contam para isso com inovações científicas e tecnológicas, disponibilizadas pela Indústria fitofarmacêutica, para proteger essas culturas de pragas, doenças e infestantes e garantir os maiores rendimentos possíveis, recorrendo a um mínimo de recursos. Felizmente, ambas as partes vitais do processo agrícola podem apoiar-se umas às outras.

Neste importante Dia Mundial da Abelha, a Anipla subscreve o apelo da Organização das Nações Unidas para a cooperação e solidariedade globais com vista a enfrentar as ameaças representadas pela pandemia COVID-19 à segurança alimentar e aos meios de subsistência agrícolas, ao mesmo tempo que dá prioridade à regeneração ambiental e à proteção dos polinizadores. É mais uma ocasião para aumentar a conscientização de como todos podem fazer a diferença para apoiar, restaurar e aprimorar o papel dos polinizadores.