Na primeira pessoa

❝ Sem agricultores a agricultura da Europa não tem futuro! ❞

António Gonçalves Ferreira, presidente da UNAC- União da Floresta Mediterrânica

〈 26/05/21 〉

«Sem a nossa participação, desestrutura-se o mundo rural e coloca-se em causa a sustentabilidade social e ambiental do território, num momento em que todas as previsões indiciam que o risco produtivo e ambiental aumentará, num quadro de evolução climática caracterizado por um aumento de temperatura e fenómenos climáticos mais extremos e mais frequentes.

Tentam passar um atestado de menoridade à maioria da sociedade e recorrendo a mensagens catastróficas e por vezes intimidatórias, onde as “fake news” são elemento recorrente. Têm um trabalho profissional e metódico que pretende impor comportamentos e atitudes, sem antecipar impactos nem prever qualquer mitigação.

O Green Deal e a Estratégia da Biodiversidade, que inclui a das Florestas, são boas iniciativas, com as quais concordamos nas grandes linhas orientadoras.

No entanto vão ferir de morte a agricultura europeia e o mundo rural se não repensarmos as metas e os métodos para as atingir».


Intervenção feita durante a conferência regional do Fórum para o Futuro da Agricultura – 26 maio, sob o tema das práticas agrícolas no sul da Europa com uso sustentável da água e gestão de habitats agrícolas.

 

Artigo relacionado: 

Sem Agricultores a agricultura da Europa não tem futuro!