Evento realizado Rega

FNA: A Importância da Água na Agricultura

FNA: Webinar: A Importância da Água na Agricultura vai realizar-se dia 9 de junho, em Santarém.

〈 01/06/21 〉

Em Portugal, quando se fala de agricultura, fala-se da água, essencial à vida das culturas e da produção pecuária e de toda a envolvente das explorações agrícolas.

Nas nossas condições naturais, as afluências de água têm uma distribuição geográfica muito irregular e concentrada em alguns meses do ano, pelo que é imprescindível o seu armazenamento e distribuição através de sistemas cada vez mais eficientes e sofisticados.
Ao mesmo tempo, a agricultura portuguesa terá de conseguir responder a um aumento da procura de alimentos, em condições climáticas menos favoráveis e com um enquadramento geopolítico mais desafiante.

Para permitir um desenvolvimento da agricultura de forma consentânea com esta nova realidade, a CAP convidou especialistas com provas dadas na abordagem dos recursos hídricos que irão dar a sua visão relativamente à importância da água na agricultura e às estratégias a adoptar de modo a assegurar a disponibilidade e a preservação deste recurso no território nacional.

→ Inscrição presencial
→ Inscrição online
Programa:

15:30 – Sessão de Abertura

Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da CAP

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura

15:50 – A importância da Água na Agricultura

Água e Agricultura – Pedro Serra, Consultor

Apresentação do estudo “O Uso da Água em Portugal” – Filipa Saldanha, Sub-Diretora do Programa Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian

16:30 – Mesa redonda – Moderador:  António Campeã da Mota, Consultor de regadio

Estratégia Nacional para o Regadio – José Núncio, Presidente da Fenareg

Estudo das necessidades de investimento e do potencial de desenvolvimento do regadio coletivo eficiente – José Pedro Salema, Presidente da EDIA

17:00 – Sessão de Encerramento

José Pimenta Machado, vice-Presidente da APA

(a designar), Direção da CAP