Na primeira pessoa

❝ Exigimos, pelo parecer ora aprovado, a elaboração de políticas comerciais coerentes ❞

Álvaro Amaro, Eurodeputado do PSD e membro efetivo na Comissão da Agricultura

〈 27/05/21 〉

“Fui relator do parecer da Comissão da Agricultura sobre os aspetos e implicações da COVID-19 relacionados com o comércio.

Ao elaborar a posição do Parlamento Europeu, quis aproveitar a oportunidade proporcionada para saudar os esforços do setor e reclamar para os agricultores o mérito de garantir a continuidade do abastecimento alimentar durante a crise pandémica.

Apesar dos melhores esforços dos agricultores, não foi possível contrariar a queda de exportações e a descida de preços que se verificou em certos produtos agrícolas. A isto acresce que a Comissão não interveio oportunamente para impedir o agravamento da situação dos mercados, obrigando à concessão de ajudas adicionais por parte de certos Estados-Membros – o que, por sua vez, resultou no tratamento desigual dos agricultores europeus.

Queremos inverter a situação e, para tanto, exigimos, pelo parecer ora aprovado, a elaboração de políticas comerciais coerentes – complementadas pelo reforço da promoção internacional dos produtos europeus – e auxílio adicional às explorações agrícolas mais afetadas.”