Pequenos Frutos

Do Algarve para todos o país, goji adapta-se facilmente

Não é ainda uma cultura muito conhecida no nosso país, mas as suas bagas integram o grupo do que muitas vezes chamam “superalimentos”. Falamos do goji, um arbusto, com caule ereto e trepador, cujos frutos, mais conhecidos como bagas, apresentam uma cor vermelha e sabor adocicado.

Para dar a conhecer um pouco melhor esta cultura, um dos últimos Agromeetings organizado pela Espaço Visual teve como convidado Daniel Cojocariu que não só falou do goji mas do modelo de negócio que desenvolveu e do qual fazem parte todos os agricultores que queiram assinar um contrato com a Sanaberry, com garantia de escoamento da fruta.

Indo ao início, e de uma forma sucinta, foi em 2012 que Daniel Cojocariu aprofundou o seu interesse pela cultura de goji, cuja fruta é conhecida pelo forte poder antioxidante. Visitou vários países, percebeu a existência de duas espécies diferentes, Lycium barbarum e Lycium chinese P. Mill, a primeira associada à produção de fruta mais doce e a segunda vista como uma planta medicinal (…).

Leia o artigo em completo na edição de maio 2021.

Edição especial sobre os pequenos frutos.

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista mensal e adquira este e outros artigos exclusivos: