EMPRESAS & PRODUTOS Inovação máquinas e equipamentos Tecnologia

Aerobotics: Ferramentas Inteligentes para a Agricultura

No mundo de hoje, enfrentamos o desafio de alimentar mais e mais pessoas e, ao mesmo tempo, proteger os recursos cada vez mais escassos do nosso Planeta. É a missão da Aerobotics usar tecnologia inteligente para tornar o futuro da agricultura mais produtivo e sustentável.

A Aerobotics é uma empresa de agrotecnologia que trabalha com imagens aéreas e Inteligência Artificial (IA) para criar ferramentas inteligentes para a agricultura. Os produtores e fornecedores de serviços utilizam os conhecimentos gerados pela empresa para a tomada de melhores decisões no campo, maximizando a produção e reduzindo os custos, campanha após campanha.

A empresa iniciou a sua operação em Portugal no final de 2018, numa parceria com a AgroGes. Devido ao bom feedback dos agricultores, a partir deste ano, a Aerobotics pretende expandir a sua atuação local, com uma equipa 100% dedicada ao mercado nacional.

Transformar os conhecimentos em ações

Na aplicação Web Aeroview, os clientes têm acesso ao conjunto completo de produtos Aerobotics, que inclui os produtos ‘Tree Insights’ e ‘Yield Insights’.

O ‘Tree Insights’ da Aerobotics inclui dados críticos sobre o desempenho das culturas, desde a contagem de plantas existentes e em falta, até à vitalidade das árvores e zonas, área e volume da copa. Com estas informações, os produtores podem implementar ações no momento e local certos e garantir que as culturas estão a atingir um desempenho ideal.

Esta tecnologia permite: Detetar áreas com baixo desempenho, não visíveis a olho nu, devido a pragas, doenças, problemas de rega e carências de nutrientes;

. Executar programas inteligentes e eficientes de produtos fitofarmacêuticos, gerir o fluxo de trabalho das equipas, realizar investigações direcionadas para intervir no momento e local certos;

. Gerir e maximizar os inventários de plantas, com uma visão do número de árvores existentes e em falta na exploração agrícola;

. Garantir operações bem-sucedidas e um elevado retorno do investimento (ROI), acompanhando o impacto das intervenções e monitorizando o desenvolvimento das culturas ao longo do tempo.

Uma visão mais clara do tamanho e da cor dos frutos (atualmente apenas para citrinos)

Embora a estimativa das colheitas seja tradicionalmente um processo demorado e muitas vezes impreciso, o ‘Yield Insights’ da Aerobotics fornece uma visão em tempo real, bem como previsões iniciais. Estes dados ajudam os produtores a gerir melhor o período de colheita, desde o crescimento até ao embalamento.

Comecei a trabalhar com a Aerobotics para ajudar nas estimativas quando existiam muitos hectares envolvidos. A Aerobotics deu-me as ferramentas necessárias para conhecer as estimativas e as estruturas, hectare por hectare

Opinião de Chris Miller, Antigo Diretor de Operações e Relações com Produtores na Porterville Citrus, sobre o Yield Insights da Aerobotics.

Como funciona

A Aerobotics possui uma rede global de pilotos de drones que prestam serviços aos nossos clientes. Os drones estão equipados com câmaras multiespectrais, que capturam imagens de alta resolução de uma exploração a um nível invisível a olho nu. As imagens são processadas por algoritmos de aprendizagem automática, para captar níveis de clorofila, áreas subaproveitadas ou calibres e cores de frutos – dependendo do produto.

Histórias de clientes

Um produtor de nozes pecan no Novo México recorreu ao ‘Tree Insights’ para analisar o desempenho da cultura e resolver um problema relacionado com o solo.

O ‘Tree Insights’ revelou que 121 árvores, num bloco de 521 (23%), apresentavam uma variação e podiam estar a demonstrar um desempenho inferior ao esperado. Em campo, o produtor detetou um stress acentuado causado pela compactação do solo.

O produtor aplicou um fertilizante biológico durante a época de crescimento vegetativo para ajudar as árvores a aceder aos nutrientes do solo e assegurar frutos de melhor qualidade, maximizando a sua produção.

Após a intervenção avaliou novamente os resultados para rastrear a eficácia do fertilizante. A intervenção foi bem-sucedida e o produtor viu uma redução significativa do stress, de 121 para dez árvores. Agora que as árvores têm mais acesso aos nutrientes do solo verificar-se-á uma melhoria na sua vitalidade, na qualidade dos frutos e na colheita da próxima estação.

A utilização desta plataforma ajudou-nos a atingir os níveis corretos de clorofila nas nossas árvores e a desenvolver um programa de fertilização mais eficiente, conta um produtor de nozes pecan do Novo México

Sobre a sua experiência com o serviço, este produtor afirmou: “A utilização desta plataforma ajudou-nos a atingir os níveis corretos de clorofila nas nossas árvores e a desenvolver um programa de fertilização mais eficiente. Também recebemos a contagem exata das árvores por hectare sem necessitarmos de uma pessoa para efetuar a contagem e encontrar os pontos em falta”.

Uma mensagem de David Doll

Um nome de referência entre os produtores de amêndoas, David Doll, também conhecido como “The Almond Doctor”; é um consultor agrícola de frutos secos da Universidade da Califórnia, atual diretor da Rota Única. No seu website thealmonddoctor.com, o pessoal da Extensão Cooperativa da Universidade da Califórnia partilha atualizações regulares sobre os sistemas de produção de frutos secos.

Ter uma vista aérea da exploração e uma análise objetiva pode ajudar a identificar e corrigir problemas precocemente na vida do pomar. O resultado é um pomar mais uniforme, que utiliza os fatores de produção mais eficientemente e com uma maior produção. Utilizámos a Aerobotics mesmo nas nossas árvores jovens, para identificarmos áreas sensíveis. As funcionalidades do software deram-nos oportunidades para localizar árvores pequenas e doentes como uma análise comparativa. Isto leva-nos então a avaliar as causas na origem destas árvores afetadas, que se devem frequentemente a problemas associados à irrigação ou a alterações do solo. À medida que os nossos pomares amadurecem, acreditamos que a utilização contínua da Aerobotics irá melhorar o crescimento e a uniformidade da produtividade da nossa exploração como um todo

David Doll (“The Almond Doctor”)

 


Testemunho da Fruits of Life

“Na Fruits of Life usamos a ferramenta Aerobotics como um ‘history track record’ da evolução dos nossos pomares, e para programar ações corretivas que se verifiquem necessárias após a análise detalhada dos dados obtidos.”

João Roseiro, diretor de operações

 


Testemunho da Migdalo

A Migdalo, empresa que se dedica à produção, processamento e comercialização de amêndoas de alta qualidade, em Ferreira do Alentejo, usa esta tecnologia desde 2019.

A informação, gerada a partir da análise dos dados das imagens de drone, tem permitido à Migdalo identificar praticamente em tempo real, entre outras coisas, a qualidade da vegetação das amendoeiras através do índice de clorofila, literalmente árvore a árvore. Esta informação, integrada com os restantes dados que esta tecnologia nos permite analisar, é uma ferramenta de precisão muito importante e que faz parte do quotidiano da gestão moderna, eficiente e sustentável dos amendoais da Migdalo

Miguel Matos Chaves, diretor da empresa


Sobre a Aerobotics

A Aerobotics foi fundada em 2014 por James Paterson (diretor executivo) e Benji Meltzer (diretor técnico), na África do Sul, para resolver problemas do mundo real que os produtores que utilizam tecnologias agrícolas de precisão enfrentam.

James cresceu numa quinta nas imediações da Cidade do Cabo, aprendendo por experiência própria os desafios que a sua família e a comunidade de produtores enfrentavam. Anos mais tarde, na universidade, conheceu Benji e juntos decidiram ver como poderiam utilizar as suas competências combinadas em aeronáutica e em aprendizagem automática para encontrarem formas de resolver os desafios que o setor agrícola enfrentava.

Até hoje, já voaram e geraram análises para mais de cem milhões de árvores, com objetivo de ajudar os produtores, os investidores e as seguradoras a melhorarem as suas produções e rentabilidades.

Para mais informações:

Bernardo Costa, Aerobotics Portugal.

bernardo@aerobotics.com

+351 933 637 986


Artigo publicado na edição de maio 2021 da Revista Voz do Campo.

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista e adquira este e outros artigos exclusivos: