Ambiente

Polinizadores de volta à cidade de Lisboa no Dia Mundial do Ambiente

No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, a Syngenta e a Câmara Municipal de Lisboa, assinalam o segundo ano do programa Operation Pollinator na capital portuguesa.

〈 04/06/21 〉

O prado florido na rotunda dos Olivais não é acaso da natureza, nem descuido dos jardineiros, é um santuário de biodiversidade que traz os polinizadores de volta à cidade.

A Câmara Municipal de Lisboa aderiu ao programa Operation Pollinator da Syngenta em 2020, ano em que foi eleita Capital Europeia Verde. O projeto-piloto foi lançado na Rotunda dos Olivais e pode futuramente vir a ser alargado a outros espaços da cidade.

«Esta rotunda foi objeto de uma transformação, onde anteriormente havia um relvado regado monoespecífico, passámos a ter um prado florido com uma diversidade fantástica de espécies floridas que contribuem para a atração e manutenção de insetos polinizadores, que têm vindo a perder o seu espaço nos meios urbanos devido à poluição e ao impacto da atividade humana nos seus habitats», explica Rui Simão, chefe de Divisão de Manutenção e Requalificação da Estrutura Verde da Câmara Municipal de Lisboa.

O prado ali instalado resulta de uma mistura de sementes, tais como coentros, colza, sanfeno, trevos, ervilhaca ou tremocilha, desenvolvida pela Syngenta, em parceria com universidades e a empresa Fertiprado. O mix foi pensado para que os prados se mantenham floridos o máximo de tempo possível durante o ano, fornecendo alimento e abrigo aos polinizadores. Tratando-se de espécies nitrófilas, ou seja, que carregam nutrientes no solo, têm também um efeito benéfico e protegem o solo da erosão.

«Estes prados floridos e biodiversos são muito importantes na vida toda da cidade, porque os insetos além de fazerem a polinização, alguns são predadores de pragas e também ajudam a controlar muitos dos problemas de alergias que afetam a população», acrescenta o responsável pelas áreas verdes da capital. «Esta parceria com a Syngenta é muito interessante e valorosa e queremos mantê-la», conclui.

O programa Operation Pollinator, lançado em 2001 no Reino Unido, já beneficiou mais 8,2 milhões de hectares de terrenos agrícolas em todo o mundo. Está presente também em campos de golfe, em espaços verdes de várias cidades europeias e inclusive em tejadilhos de autocarros na capital inglesa.

Até 2025, a Syngenta compromete-se a melhorar a biodiversidade em 3 milhões de hectares de terras agrícolas a nível global no âmbito do seu programa internacional para a agricultura sustentável “The Good Growth Plan”.