EMPRESAS & PRODUTOS Pequenos Frutos

Sistemas de Proteção Cotesi em Pomares

Com a recente abertura da medida 3.2.1 do PDR 2020, Instalação de Redes Anti Granizo em Pomares, fazemos votos para que os nossos produtores adiram para realizar os investimentos necessários e desejados nas suas explorações dado que esses apoios se tornaram disponíveis e ao alcance de qualquer produtor, podendo assim ser aumentada a sua competitividade e capacidade de produção com segurança e regularidade debaixo das redes.

Dentro das muitas soluções possíveis, apresentamos aquelas que em nossa opinião fazem mais sentido na proteção quer de Frutos Vermelhos como nos pomares de Pomóideas e Prunóideas. Este é o resultado de todas as instalações que em Portugal, Itália, Marrocos, Espanha, Argentina, Peru, Chile e África do Sul nos ensinaram pois, apesar de alguns princípios serem transversais, cada caso é um caso, cada cultura tem a sua exigência e cada zona também é distinta.

No caso particular da Framboesa a solução Túnel continua a ser a recomendada, garantindo deste modo as condições necessárias à cultura mas existem culturas tão diferentes com aspetos técnicos específicos que devemos sempre saber proteger sem comprometer outros aspetos.

Os nossos sistemas de proteção reduzem o stress sobre a planta, protegem-na ao longo de todo o ciclo produtivo, nalgumas culturas (Uva de Mesa) alargam o ciclo por forma a permitir ir ao mercado em situação de vantagem. Contemplam uma proteção ao nível do solo, lateral e aérea.

Em qualquer instalação consideramos obrigatória para a gestão cada vez mais eficiente da água e restantes nutrientes, a aplicação de telas de solo que ganha um especial interesse numa lógica de redução também de aplicação de herbicidas.

De igual modo, a proteção lateral contra ventos dominantes, recorrendo a corta-ventos, é essencial e tem um reflexo muito maior na rentabilidade das explorações do que se pensa (…).

Leia o artigo em completo na edição de maio 2021.

Autoria: Rui Marques e António Martins → Cotesi

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista mensal e adquira este e outros artigos exclusivos: