EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

M.A.A.E. está disponível para colaborar na criação de uma variedade nacional de morangueiro

A M.A.A.E. produz plantas de morangueiro há várias décadas nas terras altas do concelho da Guarda, onde estão reunidas as condições para obter a melhor qualidade. Mas, a empresa quer mais.

Quer contribuir para a inovação do setor e acredita que isso possa passar pelo desenvolvimento de uma variedade portuguesa. Enquanto tal não acontece, continua a trazer as melhores variedades californianas para os seus clientes.

Para a M.A.A.E. – Empresa Agrícola Alfredo Mota, Lda. – produzir plantas de morangueiro não tem segredos. Criou de raiz todos os recursos agrícolas, desde a preparação dos solos aos recursos hídricos e já o faz há praticamente 30 anos, a mais de 800 metros de altitude, no concelho da Guarda, onde cada ano é um desafio.

É aqui que se reúnem as condições que a empresa considera ótimas para obter as melhores plantas, onde o clima de altitude, as horas de luz e a excelente qualidade do ar fazem parte de um ecossistema em equilíbrio, para o qual a M.A.A.E. tem procurado colaborar. Tanto que, dispondo de 70 hectares, a área de viveiro ocupa dez e a cada ano vai mudando, regressando ao mesmo local apenas cinco anos depois. Esta estratégia de rotação tem contribuído para a eliminação do uso de inseticidas e acaricidas, mas resultando em plantas sãs e de qualidade.

O fundador da M.A.A.E., Alfredo Mota, avança à nossa reportagem que a empresa tem como filosofia manter-se em constante contacto com os seus clientes, fazendo-lhes visitas frequentes para aferir a performance das plantas e obter o feedback de como estão a correr as campanhas (…).

Leia o artigo completo na → edição de junho 2021.

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista mensal e adquira este e outros artigos exclusivos: