Inovação Política Agrícola

Politécnico de Portalegre participa em mostra de inovação

Participação do Politécnico de Portalegre em mostra de inovação para os Ministros da Agricultura dos vários Estados-Membros da UE

〈 15/06/21 〉

Decorreu ontem, dia 14 de junho, na Companhia das Lezírias, uma mostra de inovação promovida pelo Ministério da Agricultura, no âmbito da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e na qual participaram os Ministros da Agricultura de todos os Estados-Membros, o Comissário Janusz Wojciechowski, o Presidente da ComAGRI, Norbert Lins, representantes do Conselho e da Comissão Europeia. O Politécnico de Portalegre participou nesta mostra com a presença do Centro de Competências InovTechAgro através do Prof. Luís Alcino da Conceição que fez uma demonstração técnica do projeto ISOmap Forragem.

O InovTechAgro é o Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, presidido pelo Instituto Politécnico de Portalegre e pela Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo. É um dos centros nacionais de competências que integram o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – laboratório do Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.

O projeto ISOmap Forragem é um dos projetos do InovTechAgro e tem como objetivos transferir conhecimento nas áreas da mecanização agrícola e agricultura de precisão aplicadas à produção de forragens, dar a conhecer novos itinerários culturais na produção de culturas forrageiras e criar uma rede de informação e transferência de conhecimento através de sinergias entre a investigação, o ensino superior e o setor empresarial agropecuário.

Luís Alcino Conceição é professor-adjunto do Instituto Politécnico de Portalegre, coordenador da Secção Especializada de Engenharia Rural da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, investigador integrado do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora. Desenvolve trabalho de I&DE em Engenharia de Biossistemas nas áreas de mecanização e inovação tecnológica.