EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

A maior fábrica de processamento de nozes em toda a Europa

Foi inaugurada em Portugal a maior fábrica de processamento de nozes em toda a Europa, fica localizada em Évora e é daí que vão sair  6 mil toneladas de nozes todos os anos, diretamente para o mercado comunitário.

〈 18/06/21 〉

Conforme adiantou a Antena 1, trata-se da primeira fábrica de processamento de nozes em Portugal, às portas de Évora, exatamente em Torre de Coelheiros.

Segundo Tiago Costa, administrador da Nogam, “só na fábrica foram investidos 6,9 milhões de euros para criar a maior unidade de processamento da Europa, capaz de ombrear com os Estados Unidos, um projeto que assenta sobretudo em nozes e faz todo o processamento deste fruto, desde o campo até ao consumidor final.

No Geral a Agroindustrial Sogepoc investiu 50 milhões de euros neste projeto que começou há 5 anos com a plantação de nogueiras e só possível devido à água de Alqueva.

Recorde-se que a Nogam é a nova empresa do Grupo familiar Ortigão Costa, um grupo com mais de 60 anos de atividade no setor Agroalimentar.

Esta inauguração contou com a presença da ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes.

Nas palavras da ministra, esta inauguração espelha o espírito de um setor cheio de vitalidade, decisivo na recuperação económica do país e que procura, incessantemente, mais e melhores respostas. E demonstra o carácter essencial da criação de valor ao longo de toda a fileira.

Porque as decisões que tomamos – produtores, gestores do território, empresários, cidadãos e decisores políticos – têm de ser baseadas em evidências e no conhecimento científico mais atual, aprovámos e estamos a implementar a Agenda de Inovação TerraFutura. A #TerraFutura foi construída em diálogo com os stakeholders do setor agroalimentar e conta com 93M€ no #PRRPT que, esta semana, recebeu formalmente luz verde, salientou a ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes.

Clique aqui ↓ e subscreva a nossa revista e adquira artigos exclusivos sobre o que de mais importante se passa no setor agrário:

 

Artigo relacionado:

Nogam – o maior produtor de nozes da Península Ibérica adere ao programa Operation Pollinator