Evento realizado

Congresso Nacional dos Recursos Silvestres

Do laboratório ao mercado, será o mote do Congresso Nacional dos Recursos Silvestres que vai realizar-se no dia 29 de junho, pelas 14h, em formato online.

〈 23/06/21 〉

Este evento vai reunir em painéis temáticos, diferentes casos de sucesso nas diversas fileiras dos recursos silvestres, como são os casos do cogumelo, medronho e figo da índia.

O objetivo é divulgar e discutir os desafios e oportunidades em áreas como a investigação, inovação, novas tecnologias e a sua aplicação ao mercado empresarial. Especial relevância será dada aos processos de produção e transformação desses recursos silvestres com vista à sua valorização económica e sustentabilidade.

O evento integra uma mesa redonda sob o tema A inovação como grande motor da valorização do setor agroalimentar com representantes de diferentes entidades, contando-se com a presença do Ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), Portugal Foods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Este debate será moderado pelo jornalista Paulo Brilhante do Jornal Expresso Boa Cama Boa Mesa (a confirmar).

Como conclusões deste encontro espera-se um novo rumo para os centros de competências, recentemente criados pelo Ministério da Agricultura e que têm um papel ativo e determinante da valorização dos recursos naturais e específicos de cada sector.

Em particular, o caso do Centro de Competências dos Recursos Silvestres, espera um maior apoio para a valorização dos recursos silvestres existentes no país no sentido da articulação integrada entre produção, agroindústria e a investigação aplicada com o objetivo último de promover a competitividade do sector face ao atual contexto de recuperação socioeconómica do país.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro de Competências dos Recursos Silvestres que tem como membro fundador o Ministério da Agricultura e é organizado pelo seu parceiro TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia.

A participação no Congresso é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas até dia 28 de junho:

Faça AQUI a sua inscrição


Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista e adquira artigos exclusivos sobre o que de mais importante se passa no setor agrário: