EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

Lidl apoiou 390 produtores nacionais a chegarem a novos mercados

O Lidl Portugal apresentou recentemente os resultados da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh e que integrou uma visita ao produtor de fruta triPortugal.

〈 06/07/21 〉

Os resultados da campanha de exportação do Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh, no ano de 2020, reafirmam o apoio do Lidl aos produtores nacionais: de março de 2020 a fevereiro de 2021, foram exportadas um total de 18 mil e 200 toneladas de frutas e legumes nacionais, correspondendo a 1064 camiões que sairiam de Portugal com destino a oito países europeus (Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça).

Num ano particularmente difícil, em que o apoio aos produtores nacionais se revelou ainda mais urgente, o Lidl Portugal esteve sempre consciente da importância dos seus compromissos perante um contexto adverso, tendo mantido a via da exportação e ajudando a que 390 produtores, que empregam cerca de 6.800 colaboradores, pudessem manter os seus canais de fornecimento, ao mesmo tempo que impulsionou a produção nacional para os vários mercados onde tem presença. Recorde-se que o Lidl assume a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa, sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados.

Em termos de variedade, no ano de 2020, o Lidl ajudou a exportar mais de uma dezena de diferentes frutas e legumes, entre os quais: Pera Rocha, Melão, Frutos Vermelhos, Melancia, Nectarinas, Castanhas, Couve-coração, Abóbora Manteiga e Cenouras Bio, tendo duplicado a diversidade de produtos exportados, em apenas 2 anos. 2020 foi igualmente o ano em que o retalhista iniciou a exportação de citrinos certificados IGP, levando 1300 toneladas de laranjas e limões do Algarve para a Alemanha, com a Laranja a representar mais de 90% desta exportação. O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 70% deste tipo de produtos, sendo um dos maiores compradores de Citrinos do Algarve IGP, para o mercado nacional e internacional.

Ainda referente aos resultados do ano passado, a Pera Rocha continuou a ser o produto estrela de exportação, com cerca de 9600 toneladas exportadas, das quais quase 5800 para o mercado alemão.  E já no ano de 2021, com o desígnio de continuar a mostrar o que de melhor se produz em Portugal, o Lidl alargou o seu portefólio e iniciou a exportação de Pêssego para a Alemanha. Esta fruta está atualmente a chegar a 922 lojas, representando cerca de 29% de lojas na Alemanha.

Todos os fornecedores de frutas e legumes do Lidl possuem a certificação Global G.A.P e G.R.A.S.P, que para além de garantir que a agricultura é segura e que os possíveis impactos negativos da mesma estão a ser reduzidos, serve de garantia também para questões como as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

Para Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, “Os bons resultados da campanha deste ano em conjunto com a Portugal Fresh, de quem somos parceiros desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. Num ano particularmente complicado para todos, fizemos questão de manter a via da exportação, tendo alargado o portefólio de produtos exportados e ajudando ainda mais os nossos parceiros. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes”.

Para Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, “O trabalho de promoção que tem sido desenvolvido nos últimos dez anos pela Portugal Fresh e a parceria que firmámos com o Lidl foram cruciais para garantir a comercialização da produção nacional num contexto muito difícil. Na última década o valor das exportações do sector das Frutas, Legumes e Flores duplicou e, em 2020, conseguimos aumentar em 4,4% as vendas para os mercados internacionais atingindo, pela primeira vez, os 1683 milhões de euros. Os bons resultados são um claro sinal, não só do reconhecimento e valorização dos produtos portugueses nos mercados externos, mas também da enorme resiliência e profissionalismo dos produtores portugueses. Acreditamos que o reforço desta importante parceria com o Lidl irá ajudar o setor a chegar cada vez mais longe e a mostrar ao mundo a indiscutível qualidade dos nossos produtos”.

O Lidl Portugal assume um papel preponderante no crescimento da economia nacional, enquanto facilitador da exportação de produtos nacionais para os vários mercados onde tem presença, apoiando os fornecedores em todas as etapas do processo e não recebendo quaisquer incentivos fiscais com esta postura. O Lidl desenvolve parcerias estratégicas para a exportação, como a que mantém com a Portugal Fresh, pois acredita que a forma mais eficiente de trabalhar é através de associações e sinergias. Esta parceria, iniciada em 2014, tem como objetivo promover as frutas, legumes e flores de Portugal, no país e no estrangeiro. Trata-se de uma parceria de sucesso, que tem permitido, por um lado, uma maior ligação com os produtores e, por outro, criar sinergias e obter economias de escala nomeadamente na planificação das exportações.


↓ Subscreva a nossa revista mensal e tenha acesso a outros artigos exclusivos: