Agroalimentar Inovação

O Food4Sustainability vai abrir as suas portas! E estão todos convidados!

O Food4Sustainability CoLAB, laboratório colaborativo sedeado em Idanha-a-Nova e que se dedica à inovação e promoção na produção alimentar sustentável, inaugura as suas instalações no próximo dia 12 de julho, pelas 14h00.

〈 09/07/21 〉

As boas-vindas a todos os presentes, estarão a cargo do Engenheiro Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a cerimónia contará com a presença da Professora Doutora Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e o Professor Doutor Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A apresentação do CoLAB e dos seus associados será realizada pelo Engenheiro Nuno Serra, presidente do Food4Sustainability e, Engenheiro Gonçalo Amorim, CEO da BGI- Building Global Innovators.

Durante o evento, os convidados terão a oportunidade de conhecer a agenda de investigação e inovação do F4S e, ainda, visitar o demonstrador de agricultura sustentável, localizado nas Hortas d’Idanha. Este é o projeto living lab agrícola do Food4Sustainability CoLAB, composto por 13 hectares, ou seja, um campo de ensaios dinâmico e demonstrativo, onde são desenvolvidas e testadas as mais recentes e inovadores técnicas agrícolas sustentáveis.

Devido à necessidade de cumprimento das restrições causadas pela pandemia relacionada com a COVID-19, este evento realizar-se-á com a presença de um número limitado de convidados, podendo todos os interessados acompanhar em direto pelo canal de Youtube do CoLAB.

Lembrar que o Food4Sustainability (www.food4sustainability.org) é um laboratório colaborativo aprovado pela Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia (FCT) e faz parte da rede EIT Food. O objetivo é desenvolver investigação aplicada e inovadora para a mitigação do CO2, redução do uso de produtos químicos a zero e apoiar a utilização eficiente dos recursos para uma agricultura sustentável e uma melhor nutrição alimentar para todos. A visão do F4S é transferir conhecimentos relativos a sistemas circulares, sustentáveis e regenerativos para a produção alimentar.

Uma organização sem fins lucrativos com 15 membros: 4 associações de produção; 4 instituições académicas, 6 empresas orientadas para o mercado e um acelerador tecnológico profundo. O trabalho do Food4Sustainability está organizado em cinco pilares: economia circular, agricultura sustentável, recursos territoriais e serviços ecossistémicos, nutrição funcional, empreendedorismo e inovação.