Evento realizado Vinha & Vinho

Prova vertical de Loureiro: “Quinta do Tamariz, 35 anos de Loureiro em prova”

A Quinta do Tamariz, localizada em Barcelos, uma quinta com uma história centenária, e uma o primeiro produtor a colocar no mercado um vinho monovarieatal da casta Loureiro, em 1986, vai realizar uma prova vertical de Loureiros “Quinta do Tamariz, 35 anos de Loureiro em prova”.

〈 13/07/21 〉

No dia 15 de julho, às 15h00, na Sala de Provas da ViniPortugal, no Porto, a Quinta do Tamariz irá realizar a sua prova  vertical de vinho Loureiro Quinta do Tamariz, com vários vinhos desde o Quinta do Tamariz Loureiro 1987 até ao Quinta do Tamariz Loureiro Superior Sobre Lias 2020, recentemente colocado no mercado.

Esta prova, de participação gratuita mas de reserva obrigatória, tem como objectivo mostrar a expressão da casta Loureiro no terroir da Quinta do Tamariz e comprovar como evoluem estes vinhos com os estágios em garrafa.

Esta é a primeira vez que a Quinta do Tamariz disponibiliza uma prova deste género, já que não são muitas as garrafas disponíveis de colheitas mais antigas, sendo uma possibilidade de 20 pessoas, máximo de participantes, poderem provar vinhos Loureiro tão antigos, apresentados na primeira pessoa por quem teve o arrojo de lançar há 35 anos um Loureiro no mercado.

A prova será conduzida por António Borges Vinagre, o representante da 4.ª geração da família na administração da Quinta do Tamariz, a quem se deve a aposta na casta Loureiro na altura da reestruturação da vinha na Quinta do Tamariz e também da aposta no engarrafamento do loureiro como monocasta numa altura em que não se acreditava na potencialidade da casta.

António Borges Vinagre conhece a história de cada vinho da Quinta do Tamariz e participar neste prova será como fazer uma viagem pelo mundo da casta Loureiro.


Conhecer a Quinta do Tamariz é conhecer também uma parte da história da vinha e dos vinhos no Minho, os problemas que a região enfrentou e o seu progresso até aos dias de hoje.

O legado do que é hoje a Quinta do Tamariz começou em finais do século XIX quando António Nunes Borges, um banqueiro, sócio do prestigiado banco Borges e Irmão, sendo um apaixonado por vinhos e tendo a visão de que os vinhos portugueses tinham capacidade para serem exportados, decide juntar os vinhos aos seus negócios.

A Quinta do Tamariz mantem-se na mesma família desde então, sendo hoje gerida por António Borges Vinagre, a 4.ª geração da família à frente dos destinos da Quinta e que será o guia da desta prova vertical.

Data: 15 de Julho de 2021

Horário: 15h00 às 16h30

Local: Sala de Provas da ViniPortugal, Rua das Flores, n.º 10, Porto

Condições: Mediante reserva, limitada a 20 participantes

Reservas: tamarizwines@gmail.com | Telemóvel: 931662052