Agroalimentar Desenvolvimento Local Inovação

Idanha inaugura Laboratório Colaborativo para a alimentação sustentável

O Laboratório Colaborativo (CoLAB) Food4Sustainability, em Idanha-a-Nova, foi inaugurado oficialmente no dia 12 de julho e abre portas com uma equipa de 15 colaboradores altamente qualificados e a reforçar em breve com mais recursos humanos.

〈 15/07/21 〉

A inauguração foi presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O CoLAB Food4Sustainability é um laboratório colaborativo reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Agência Nacional de Inovação, que tem a missão de melhorar a cadeia agroalimentar de forma a contribuir para um planeta sustentável.

Para isso, são testadas e implementadas novas abordagens aos sistemas de produção alimentar que possam ter um impacto positivo no ambiente, mitigando a emissão de dióxido de carbono, sem recurso a químicos de síntese, maximizando a utilização do solo de forma sustentável, preservando a água e tornando toda a cadeira de valor na indústria alimentar mais eficiente.

Na abertura do novo laboratório, Armindo Jacinto afirmou que “ao longo dos anos, a Câmara de Idanha-a-Nova e a aceleradora BGI têm construído projetos e agarrado oportunidades no âmbito da economia verde e do desenvolvimento sustentável, que resultam agora na inauguração do CoLAB Food4Sustainability. É um investimento fulcral para a produção de conhecimento ao nível da sustentabilidade, dos circuitos curtos de comercialização, da economia circular, da gestão da água, da gestão da energia e muito mais, a partir de Idanha-a-Nova”.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, deram os parabéns a Idanha e a todos os membros do CoLAB por criarem um projeto que une a academia, a ciência, o mundo empresarial e a autarquia. Os governantes enalteceram, em particular, o foco no desenvolvimento de novas soluções para problemas de grande escala nos sistemas alimentares, em harmonia com a agenda europeia e mundial para a sustentabilidade.

A cerimónia formalizou ainda a parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a associação Food4Sustainability, representada pelo seu Presidente, Nuno Serra, e Vice-Presidente, Gonçalo Amorim.

O CoLAB Food4Sustainability é coordenado pela aceleradora BGI – Building Global Innovators. Entre os 15 membros fundadores estão quatro instituições de ensino superior, designadamente a Universidade da Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

São ainda membros fundadores as empresas Hortas d’Idanha, Sementes Vivas, Grupo Vera Cruz, Aquaponics Iberia, BlueGrowth, Algae 4 Future, Coopagrol e Mendes Gonçalves (detentora da marca Paladin), bem como o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e a Associação de Recursos Ambientais e Alternativos.


↓ Subscreva a nossa revista mensal e tenha acesso a outros artigos exclusivos: