EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura

Vitacress assume liderança no fornecimento de produtos agrícolas frescos, lavados e prontos a consumir

Especializados em folhas baby e com produtos como o agrião de água, saladas e ervas aromáticas, a Vitacress identifica-se como um dos líderes europeus no fornecimento de produtos agrícolas frescos, lavados e prontos a consumir.

Criada em 1951, em Hampshire, em 2008 passou a fazer parte integrante do Grupo RAR, uma empresa cem por cento portuguesa.

As suas quintas estão distribuídas entre Portugal, Reino Unido, Alemanha e Espanha, onde produz todas as folhas baby e conta já com uma vasta rede de fornecedores que lhe permitem satisfazer as necessidades do mercado em qualquer época e estação do ano. Oferece uma grande variedade de opções convencionais e biológicas, estando a apostar na crescente dinamização deste último segmento.

De acordo com a empresa, as folhas baby diferenciam-se dos tradicionais vegetais cortados por serem mais tenras, saborosas e nutritivas, sempre sem talos, marcando presença em cerca de dois milhões de lares portugueses.

“São produtos consumidos essencialmente nos grandes centros urbanos, onde a conveniência das opções já lavadas e prontas a comer é mais valorizada, apelando principalmente a famílias com crianças e jovens profissionais”.

A aposta na inovação é um dos pilares da Vitacress, tanto na criação de novos produtos como no desenvolvimento de métodos de produção, pelo que possui várias parcerias com universidades portuguesas e estrangeiras focadas na redução do consumo de água e na redução e aproveitamento de desperdício alimentar, por exemplo. Por outro lado, apoia também estudos laboratoriais e clínicos relacionados com os efeitos benéficos para a saúde do consumo de vegetais como o agrião, que tem naturalmente uma das maiores concentrações de nutrientes.

Além de ter lançado recentemente duas novas saladas refeição, a Vegan Bio e a Italiana, apresentando novos ingredientes como Cubos Vegan à base de proteína de ervilha ou uma base de massa e molho pesto, perspetivase um verão cheio de novidades com outras soluções on the go e para consumo no lar, baseadas nas folhas baby, em formatos convenientes e com novos e surpreendentes ingredientes.

A Vitacress mudou muito ao longo da sua história: tendo começado como produtora de agrião, tem hoje uma marca forte a nível nacional e internacional com uma posição de liderança em segmentos que vão desde vegetais simples, como o agrião ou o espinafre, até soluções de refeição completas, com carne ou peixe, passando por snacks vegetais, ervas, molhos e temperos.

Ao longo dos anos tem vindo a expandir a sua presença internacional e a entrar em novos segmentos, sempre apostados em fornecer soluções para uma alimentação mais saudável.

Desta forma, acredita que, depois de um 2020 difícil, retomará taxas de crescimento a duplo dígito, na medida em que este tipo de soluções está alinhado com tendências de fundo de consumo, como sejam o progressivo aumento de refeições vegetarianas e de soluções de conveniência, que permitam uma alimentação mais saudável e variada.

Leia o artigo completo na edição de junho 2021.

↓ Subscreva a nossa revista mensal e tenha acesso a este e outros artigos exclusivos: