Hortofruticultura Sanidade vegetal

Campo demonstração em Maçã de Armamar

A Fitolivos realizou um Campo de Demonstração na Maçã de Armamar, tendo como parceira a Eng.ª Zulmira Pinto que gentilmente disponibilizou o seu pomar de maçãs com as variedades Gala e Golden.

Este campo de demonstração visou a confirmação de dois produtos para dois grandes problemas: Escaldão e BRIX, que irão acentuar-se em resultado das alterações climáticas.

ORSILIK: Novo protetor solar

1 – Aplicou-se ORSILIK com a finalidade de funcionar como Protetor Solar, sendo o Escaldão um problema crescente nesta região do país.

Aplicámos no dia 20 de julho de 2019, na dose de 5 lt de ORSILIK por cada 1000 lts de água. Neste dia tivemos uma temperatura de 34º. Uma das muitas vantagens do ORSILIK é não manchar a fruta e não provocar fitotoxidade.

Passado um mês temos as maçãs Gala e Golden sem nenhum índice de Escaldão, tivemos uma proteção a 100%, e cumprimos o objetivo de não existirem maçãs manchadas o que evita o custo de as ter que lavar após a colheita.

A produtora Eng.ª Zulmira ficou extremamente satisfeita com os resultados obtidos, pois ter a maçã manchada de branco era mais um problema para ela. Comprovou-se que com apenas uma aplicação foi suficiente para manter o pomar protegido do escaldão.

O ORSILIK é um produto de Resíduo O e a sua utilização na agricultura está em crescendo, visto ser um excelente indutor de defesas para as plantas.

O ORSILIK tem na sua composição 43,5 % de Si e 22 % de K, sendo um parte de Si de origem orgânica, proveniente de Equisetum Arvensis o que o torna mais biodisponível.

Como indutor de defesas das plantas é um excelente produto para combater o stress hídrico, melhorando a resistência das culturas a altas e a baixas temperaturas. Excelente para combater stress biótico e abiótico, reforçando a planta na parte física “estrutura” e na parte química “composição”.

Como funciona? A concentração de Si (solúvel e insolúvel) aumenta nos tecidos das plantas, o ácido monosilícico acumulado vai polimerizar-se em ácido polisilícico e transforma-se em sílica amorfa, a qual forma uma membrana grossa de Sicelulose. Esta forma uma dupla camada cuticular que protege e fortifica mecanicamente as plantas.

O Silício também pode formar complexos com compostos orgânicos nas paredes das células da epiderme, aumentando a resistência ao calor e ao frio, como também à degradação provocada pela libertação das enzimas que os fungos e bactérias produzem.

Existe muita investigação sobre o Silício, que demonstra a sua capacidade de melhorar a resistência das plantas a fatores bióticos e abióticos. O Silício é um dos produtos que se aplica em agricultura biodinâmica e orgânica, sendo uma solução com muitos milhares de anos em agricultura.

No contexto atual é um excelente produto para todo o tipo de culturas e para diversos problemas causados por agentes bióticos e abióticos.

SUGAR TRANSFER: Nova solução para aumentar o BRIX

2 – Neste mesmo campo de demonstração aplicámos SUGAR TRANSFER para melhorar o BRIX das maçãs e ter frutos com a cor mais homogénea, além de um adiantamento da colheita.

O SUGAR TRANSFER aplicou-se a 2 lts por 1000 lts de água, por norma deve-se aplicar a 40 dias da colheita e repetir de novo a 20 dias da colheita.

Passado 20 dias da 1ª aplicação fomos medir o BRIX em campo e tivemos um resultado de 11,5 º de BRIX, nos campos ao lado da mesma variedade estavam com 9,5º BRIX.

Ou seja, obtivemos um aumento de 2º BRIX em relação à testemunha e também constatámos que a maçã Gala estava mais vermelha e mais homogénea (ver foto). A Eng.ª Zulmira está muito satisfeita com os resultados conseguidos pois irá colher umas duas semanas antes do previsto e tem fruta com cor mais homogénea e com melhor sabor.

O que é o SUGAR TRANSFER?

É um produto à base de polissacáridos e ácidos orgânicos, o que permite potenciar a atividade fotossintética e a síntese de açúcares e a sua translocação ao fruto.

Os ácidos orgânicos e os polissacáridos são procedentes de fermentação enzimática de derivados vegetais. Também contém macro e micronutrientes, bem como Bioestimulantes naturais e Bioativos de fotossíntese.

Como funciona?

As substâncias do SUGAR TRANSFER integram-se nos cloroplastos e aceleram o processo da fotossíntese, transporte e armazenamento dos carboidratos.

É necessário termos folhas para que se tenha o máximo da eficácia do produto, pois é nas folhas que se dá toda a produção de carboidratos e que em seguida são transportados aos frutos.

Benefícios

· Aumento do grau BRIX

· Melhora a coloração dos frutos

· Adianta e uniformiza a maturação

· Melhora a acumulação de reservas

· Rebentação mais uniforme nos anos seguintes

Com este produto obtemos maçãs e outros frutos com melhor qualidade, sem resíduos e com mais sabor e cor. As maçãs Gala ficaram mais doces e com um vermelho mais homogéneo.

Em Portugal já aplicámos SUGAR TRANSFER em maçãs, melão, melancia, citrinos, uvas e tomate sempre com excelentes resultados.

Por isso podemos garantir sucesso com SUGAR TRANSFER, sendo uma mais-valia para os agricultores terem frutos de melhor qualidade. Tem certificado orgânico e é um produto de Resíduo 0.

Visando as alterações climáticas e a melhoria da qualidade da produção final podemos contar com duas excelentes soluções.

Fitolivos/ Arvensis rumo ao sucesso de uma agricultura de sucesso.

Autoria: António Coelho, Distribuído em Portugal por Fitolivos.

Leia o artigo completo na edição de junho 2021.

↓ Subscreva a nossa revista mensal e tenha acesso a este e outros artigos exclusivos: