Hortofruticultura Inovação Sanidade vegetal

Grande projeto de investimento para a melhoria da castanha Martainha®

A Cooperativa Agrícola de Penela da Beira, CRL (Coopenela) assinou ontem, conjuntamente com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e a empresa Deifil Technology, Lda. (Deifil) um contrato de consórcio que irá permitir e viabilizar um projeto de investimento de 780.859,10 Euros na melhoria da castanha Martainha®.

〈 24/08/21 〉

O Projeto será co-financiado pelo Portugal 2020 em 580.206,03 Euros, correspondendo a cerca de 74,3% do investimento.

Nas palavras do Vice Presidente Executivo da Coopenela, Sr. José Fernando Pereira, a Coopenela “por diversas ocasiões que tentou concretizar projetos de investimento na área da investigação e desenvolvimento tecnológico, sendo difícil de explicar e argumentar junto das entidades de promoção da investigação tecnológica a importância da melhoria das variedades e a sua adequação aos locais de cultivo, factos que foram agora reconhecidos pelo Portugal 2020 e que vão ser investigados por este consórcio. Espero uma melhoria significativa na produtividade e na qualidade dos frutos desenvolvidos pelas árvores enxertadas com a variedade Martaínha!.”

O projeto é designado por “BreedMartainha: Melhoramento e multiplicação de material vegetal da Variedade Martainha” é coordenado pela Coopenela, contando com o profundo conhecimento da UTAD nesta área, bem como com a experiência e conhecimento da reprodução de plantas da Deifil, sendo este um consórcio com experiência e conhecimento para desenvolver o trabalho do projeto com sucesso e com resultados para os agricultores e para a região.

↓ Subscreva aqui a nossa revista mensal, via digital ou versão impressa: