Evento Olival & Azeite

Empresários debatem sustentabilidade dos olivais de alta densidade no IX Simpósio Nacional de Olivicultura

O IX Simpósio Nacional de Olivicultura decorre de 25 a 27 de outubro, no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Oeiras. O programa do evento integra 70 trabalhos técnico-científicos e uma mesa-redonda com conhecidos empresários do setor sobre o tema “Olivais de alta densidade/sustentabilidade, serão conceitos compatíveis?”.

〈 14/10/21 〉

A mesa-redonda, a realizar na manhã do dia 26 de outubro, às 9h30, é moderada por Francisco Pavão, presidente da APPITAD e conhecido especialista em azeite, e conta os seguintes oradores:

  • Álvaro Labella, Olivogestão
  • José Maria Falcão, Herdade Torre das Figueiras
  • João Sanches, Trilho Saloio
  • Luís Rosado, Olinorte
  • Pepe Ocaña, Herdade da Rabadoa
  • Pedro Lopes, De Prado
  • Pedro Foles, Agromillora
  • Raúl Aguayo Corraliza, Todolivo

↓ A manhã do dia 26 de outubro é aberta ao público, de forma gratuita, mas com inscrição obrigatória através deste link:

https://aphorticultura.pt/eventos/9sno/formulario.html

O IX Simpósio Nacional de Olivicultura é subordinado ao tema “Tecnologia e Circularidade na Olivicultura” e do programa constam as seguintes sessões temáticas: Proteção da Oliveira, Sistemas e Técnicas Culturais, Tecnologia, Qualidade, Economia e Inovação.

As conferências plenárias abordam temas centrais na olivicultura moderna: 

Projeto NOVATERRA: soluções sustentáveis para a redução do uso de pesticidas no olival (entre as soluções estudadas contam-se a captura em massa com armadilhas e o uso de nemátodos entomopatogénicos para controlo de pragas, o uso de nanopartículas de cobre para controlo de fungos e a manipulação do habitat olival).

A aplicação da deteção remota na monitorização de olivais tradicionais de montanha (neste trabalho foram utilizados drones para recolha de imagens multiespectrais num olival tradicional de montanha, que possibilitaram a identificação de zonas menos vigorosas, informação que serviu de apoio à decisão na gestão de precisão do olival).

Olival circular: Biotecnologia aplicada à sustentabilidade (o projeto “Olival Circular”, da empresa Entogreen, consiste em dar um destino adequado ao bagaço de azeitona como alimento para insetos que o convertem em fertilizante orgânico para solos agrícolas. Uma forma de resolver um problema ambiental, transformando um resíduo em recurso).

A importância dos recursos genéticos na valorização da olivicultura (este trabalho dá a conhecer a diversidade genética das cultivares de oliveira incluída na Coleção Portuguesa de Referência da Oliveira (CPRCO), instalada na Herdade do Reguengo em Elvas, com vista à sua valorização).

No dia 26 de outubro às 11h30, os patrocinadores do Simpósio apresentam tecnologias e soluções inovadoras para a sustentabilidade do olival no Espaço Empresas.

Patrocinam o evento:

Platina: ADP Fertilizantes, Ascenza, Fitolivos e Spintor Isco

Ouro: Agromillora, Adubos Deiba, Fertinagro, Hubel Verde, Magos Irrigation Systems, Syngenta, Timac Agro e UPL

Prata: Lusosem

No dia 27 de outubro decorre a visita técnica do simpósio aos olivais e lagar da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

O Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).

→ Para mais informações consulte: https://aphorticultura.pt/eventos/9sno