Olival & Azeite

A ESAO e o CAECV organizam a segunda edição do Concurso EVOO Orgânico da Comunidade Valenciana

O cultivo de olival para azeite certificado é o terceiro mais importante da Comunidade Valenciana, atrás da vinha para vinho e frutos secos.

〈 28 / 01 / 2022 〉

Serão três vencedores e cinco finalistas, além de uma categoria especial em busca daquele azeite que se destaca pelo seu caráter inovador.

A Escola Superior do Azeite (ESAO), entidade vocacionada para a formação, promoção e divulgação do azeite virgem extra, e o Comité de Agricultura Biológica da Comunidade Valenciana (CAECV), vocacionado para o controlo, certificação, representação, defesa, pesquisa e promoção de produtos orgânicos, lançam o segundo Concurso de Azeite Virgem Extra Ecológico (EVOO) da Comunidade Valenciana.

“Tanto para o CAECV como para a ESAO, é fundamental que os EVOOs Orgânicos da Comunidade Valenciana tenham o seu reconhecimento através de um concurso que reúna todos os lagares e cooperativas inscritos no CAECV, muitos deles localizados em municípios do interior da nossa região e que iniciativas deste tipo os ajudam a divulgar os seus produtos”, explica o presidente da entidade certificadora, Vicente Faro.

O cultivo de olival para azeite certificado é o terceiro mais importante da Comunidade Valenciana, atrás da vinha para vinho e nozes, atingindo praticamente 6.000 hectares.

Os Prémios ESAO celebram este ano a sua 6ª edição com o objetivo de procurar e reconhecer os melhores EVOO de toda a Espanha. Em 2021, pela primeira vez, foi lançada uma categoria especial para óleos orgânicos, resultado da colaboração entre a ESAO e o CAECV. De facto, até agora, a ESAO nunca tinha colaborado com nenhuma entidade certificadora para organizar os seus prémios e lançar uma categoria especial.

A segunda edição deste concurso terá três vencedores e cinco finalistas, bem como uma categoria especial à procura daquele azeite que se destaca pelo seu carácter inovador.

Para o presidente do CAECV, Vicente Faro, “consideramos que esta é uma excelente iniciativa que visa a promoção, o reconhecimento da qualidade do EVOO ecológico da Comunidade Valenciana e a divulgação do carácter ecológico em matéria de azeitona junto da sociedade em geral”.

Por seu lado, Susana Romera, Diretora Executiva da ESAO, explicou que “aproveitando o interesse e o aumento da procura de produtos biológicos, e concretamente de azeite virgem extra, sobretudo desde o início da pandemia, queremos juntar-nos a esta preocupação pela saúde alimentos. Através da categoria especial de “Melhor EVOO orgânico da Comunidade Valenciana, queremos apoiar o CAECV e todas as lagares e cooperativas comprometidas com o cultivo e processamento que são credenciadas como respeitadoras do meio ambiente”.

Bases, requisitos técnicos e prazos para participar

Todos os operadores certificados pelo CAECV que cumpram os regulamentos de produção biológica contidos no Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, e possuam o Certificado de Conformidade em vigor emitido pelo CAECV (ES-ECO -020 -CV)

Além disso, os participantes da categoria orgânica devem incluir o relatório de revisão de rotulagem dos óleos apresentado emitido pelo CAECV.

Só serão admitidos a concurso os azeites virgem extra a granel da campanha 2021-2022, conforme definido pelo Regulamento (UE) n.º 1308/2013, de 17 de dezembro de 2013, e Regulamento (CEE) n.º 2568/91 do Comissão, de 11 de julho de 1991.

Os azeites a concurso devem ser provenientes de um lote homogéneo, cujo tamanho será de, no mínimo, 500 kg no caso de lagares privados e 1.000 kg no caso de cooperativas.

O CAECV, com o objectivo de apoiar todos aqueles que se inscrevam neste concurso, subsidiará, até ao máximo de 50%, a inscrição de uma amostra de cada operador que se candidate a concurso na Categoria de Melhor Azeite Orgânico.

O prazo de inscrição é 1º de março de 2022.

Mais informação em: www.esao.es.

Saiba mais e mantenha-se atualizado

Clique aqui ↓ subscreva a nossa revista.