Bio Hortofruticultura Reportagem

Intervenção da APPIZÊZERE assenta sobretudo na fruticultura

APPIZÊZERE
SETOR DE ATIVIDADE: Promoção da aplicação das técnicas de Produção
e Proteção Integradas e Modo de Produção Biológico
ASSOCIADOS: 213
ÁREA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA: 3085 hectares

A APPIZÊZERE é uma associação sem fins lucrativos com estatuto de utilidade pública constituída pela vontade de agricultores e técnicos da região da Cova da Beira.

Desenvolve a sua atividade desde 1995 e tem como principais objetivos promover a aplicação das técnicas de Produção e Proteção Integradas e Modo de Produção Biológico, que visam a obtenção de produções de qualidade. Foi crescendo de uma forma sustentada e progressiva, contando atualmente com 213 associados, 3085 hectares de área de assistência técnica e seis colaboradores com formação superior, dos quais cinco em ciências agrárias.

A área de abrangência da APPIZÊZERE incide essencialmente nos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão, mas conta também com áreas em Penamacor, Castelo Branco, Proença-aNova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão, Portalegre e Campo Maior. Intervém sobretudo nas culturas de prunóideas (ameixeira, cerejeira, pessegueiro, nectarina, damasqueiro e amendoeira), pomóideas (macieira e pereira), olival, pequenos frutos e vinha. Esta área de intervenção assenta essencialmente na fruticultura, “setor que tem crescido e evoluído nos últimos anos, e com elevado potencial de crescimento que será incrementado com o regadio coletivo da Gardunha – Sul, já aprovado, que permitirá beneficiar áreas que passarão a ter aptidão para a fruticultura e outras culturas regadas”, refere a equipa técnica da Associação.

A existência de assistência técnica qualificada tem resultado na melhoria de algumas práticas culturais como o controlo de pragas e doenças, fertilizações mais racionais e baseadas em análises de terra e folhas, ao nível da rega alguns pomares passaram a ser regados, noutros melhorou-se a forma como a água é utilizada (…).

→ Leia a reportagem completa na edição de março de 2022 da Revista Voz do Campo.

Este e outros artigos completos e exclusivos:
  • Na Revista Voz do Campo

Edição de março 2022

 

Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: