Cereais Reportagem

“Maior desafio da cultura é o controlo dos custos de produção”

Além da atividade enquanto dirigente associativo, Rodrigo Vinagre também é empresário agrícola, sendo um dos sócio-gerente da Sociedade Agrícola da Herdade das Malhadinhas, Lda, uma empresa agrícola familiar, situada no Ribatejo, mais concretamente nos concelhos de Salvaterra, Benavente, Almeirim e Golegã.

A celebrar 30 anos em 2022, o milho tem sido a cultura constante e presente desde o início da atividade. É uma cultura que encaixa bem com o perfil da empresa e em certas alturas já dominou a atividade por completo. A maior parte dos terrenos produzem duas culturas por ano, uma característica que leva a que a produção seja algo diferenciada. O milho de primeira cultura é o milho branco, para consumo humano, normalmente usado para fazer broa (para o Norte de Portugal e para as Ilhas). O restante é milho de segunda cultura, por isso escolhem-se variedades de ciclos mais curtos, desde o ciclo 500 até ao ciclo 200, neste caso mais vocacionado para alimentação animal, nomeadamente aves. Toda a produção é escoada através da Cerpro.

A nível de áreas, prevê-se desde já uma diminuição porque também devido à escassez de água se entendeu fazer algumas culturas de outono – inverno como a cevada e a colza, que poderão alongar-se um pouco mais e que já não seja possível instalar milho. “Maior desafio da cultura é o controlo dos custos de produção”

O maior desafio da cultura neste momento é o controlo dos custos de produção, o que não é propriamente uma tarefa fácil. Outro desafio é a falta e escassez de água, o que obriga a muito critério nas aplicações e dotações de rega.

A concluir, o produtor acrescenta que “sendo esta uma cultura que se adapta à nossa região, ao nosso perfil empresarial e ao potencial que conseguimos obter seja a nível produtivo, financeiro, ambiental e social deve ser mantida a nível estratégico por parte das entidades oficiais” (…).

→ Saiba mais na edição de março de 2022 da Revista Voz do Campo.

Aceda a esta reportagem completa e outros artigos exclusivos:

 

Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: