Agropecuária Reportagem

Herdade de S. Luís preconiza uma agricultura regenerativa, com maneio extensivo de todas as espécies

HERDADE DE S. LUÍS - PORCUS NATURA

RESPONSÁVEL: Francisco Alves 

LOCALIZAÇÃO: Entre Montemor-o-Novo e Escoural 

SETOR DE ATIVIDADE: Produção pecuária

Situada entre Montemor-o-Novo e Escoural, a Herdade de S. Luís está na família de Francisco Alves há várias gerações. Numa área de 700 hectares produz bovinos (Mertolengo x Angus) suínos (Porco Alentejano) ovinos (Merino Preto) e caprinos (Cabra Serpentina).

A Herdade de S. Luís criou a marca Porcus Natura que define o sistema de produção, totalmente extensivo, onde o objetivo é alimentar os animais pelo pastoreio de diferentes culturas, utilizando o mínimo de rações. Preconiza uma agricultura regenerativa, um maneio totalmente extensivo, em todas as espécies, sendo o objetivo principal regenerar o solo. Também pelo sistema de maternidades desenvolvido pelo pai de Francisco Alves há vinte anos, que teve por intenção facilitar a mão de obra e melhorar o bem-estar animal. Todas as fases, desde o nascimento até à engorda em montanheira, são feitas de forma extensiva e em rotação para que exista sempre um impacto positivo em toda a exploração.

Todos os animais das diferentes espécies produzidas na Herdade têm o seu papel fundamental na exploração uma vez que cada um tem uma forma diferente de pastoreio (…).

→ Reportagem completa na edição de março de 2022 da Revista Voz do Campo.

Aceda a este e outros artigos exclusivos:
  • Na Revista Voz do Campo

Edição de março 2022

 

Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: