Grande Entrevista Hortofruticultura

❝ Pensamos que num futuro próximo a certificação IGP será condição base para se comercializar 

A AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve – é uma associação empresarial sem fins lucrativos, criada em 2018 quando a produção sentiu necessidade de procurar novos mercados no exterior.

Hoje conta com mais de uma dezena de operadores associados que no seu conjunto atingem um volume de negócios na ordem dos 100 000 000 de euros.

José Oliveira, Presidente da AlgarOrange

Do total desse valor há uma percentagem de 25% obtida no mercado externo e para o qual a IGP – Citrinos do Algarve já é quase uma condição obrigatória. E o presidente da AlgarOrange, José Oliveira, acredita que num futuro próximo a certificação IGP será mesmo condição base para se comercializar.

Fale-nos um pouco sobre a necessidade da criação da AlgarOrange e como é que se caracteriza nos dias de hoje?

A AlgarOrange foi criada pela necessidade sentida pela produção na procura de novos mercados no exterior que pudessem ser uma mais-valia. Naturalmente que o objetivo era criar condições para fazer a promoção dos Citrinos do Algarve nos mercados exteriores.

Quem são os seus associados?

A Cacial; Cordeiro & Filhos; Frusoal; Frutalgoz; Frutarade; Frutas Lurdes; Frutas Tereso; Inácio Machado; Lisboa Correia; Martifruta; Matinhos Hortofruticultura e Mediterrâneo Dourado.

Qual é o volume de negócios anual estimado desses associados?

É de 100 000 000 de euros.

Que percentagem desse valor se destina à exportação? E quais os principais mercados?

Será 25%. Que segue para França, Alemanha, Suíça e Canadá.

Falamos só de fruta fresca, ou também transformação?

Só de fruta fresca.

Em que ponto está o projeto de internacionalização da AlgarOrange?

Infelizmente a AlgarOrange viu-se forçada a deixar cair o projeto de internacionalização pois devido à pandemia do covid19 as ações previstas tornaram-se praticamente impossíveis de realizar (…).

Leia a entrevista completa:
  • Na Revista Voz do Campo

Edição de Abril 2022 ↓