Agroalimentar Biotecnologia Evento realizado

CEBAL revela contributo local para desafio global de alimentar o Planeta na 38ª Ovibeja

Entre os dias 21 e 25 de abril, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá participar na 38ª Ovibeja, a maior feira agrícola do país, que este ano regressa em formato presencial e é dedicada ao tema “Como Alimentar o Planeta”.

〈  13 / 04 / 2022  〉

A programação do CEBAL irá oferecer quatro seminários, uma feira gastronómica de cardo, com conversas informais, sessões de show cooking e provas de produtos confecionados com esta planta. O CEBAL abre as portas aos visitantes, dando também a conhecer os rostos dos investigadores e os projetos desenvolvidos, divulgando ao longo dos 5 dias da feira, a ciência que se faz no centro e o que está a fazer para mitigar os enormes desafios ambientais que o planeta enfrenta.

Em mais detalhe, no dia 21 de abril, quinta-feira, pelas 11h00, destaca-se o seminário “Como a biomassa pode contribuir para alimentar o mundo?”. A sessão pretende mostrar ao público o potencial dos recursos endógenos da região do Alentejo, bem como dos resíduos e subprodutos dos setores agroalimentar e agroflorestal, como matérias-primas para a produção de biocombustíveis, no contexto de biorrefinaria, uma grande oportunidade para responder aos desafios globais atuais. A sessão decorrerá no Auditório da Expobeja. A inscrição prévia é obrigatória através do formulário https://bit.ly/3jhyOvP, até ao dia 20 de abril.

No mesmo dia, pelas 14h30, decorrerá o seminário “Amendoal Português – Desafios e Oportunidades”. Inserido no projeto Inov-Amendo-Al, o seminário apresentará algumas das ferramentas biotecnológicas inovadoras que têm sido utilizadas pela equipa do CEBAL para propagar amendoeiras isentas de doenças. Na sessão serão apresentadas formas de valorização do amendoal em Portugal centrado na qualidade da amêndoa e serão identificadas as estratégias que têm sido promovidas para melhorar a eficiência do uso da água nesta cultura. As inscrições poderão ser efetuadas através do formulário https://bit.ly/3r6zlVA, até ao dia 21 de abril.

No dia 22 de abril, sexta-feira, às 11h00, terá lugar o seminário “Aspetos nutricionais como forma de valorizar os produtos dos pequenos ruminantes do Alentejo”. Uma sessão, inserida no projeto Val+Alentejo, que abordará as tendências atuais do ponto de vista do consumo, a composição da gordura dos ruminantes produzidos na região do Alentejo, bem como as estratégias alimentares que promovem uma melhoria do valor nutricional da gordura destes animais. As inscrições poderão ser efetuadas através do formulário: https://bit.ly/3LSbCRb, até ao dia 21 de abril.

“A flor do cardo e a valorização do sector dos Queijos” é o tema do seminário promovido no âmbito do Programa Itinerante do Projeto iCheese, que terá lugar no mesmo dia, pelas 14h30, com o objetivo de promover e divulgar o conhecimento científico e tecnológico em torno da valorização da flor do cardo, resultante da cooperação entre instituições de I&D nacionais, aliadas às necessidades do sector da produção de queijos. As inscrições poderão ser efetuadas através do formulário: https://bit.ly/3xdL1K2, até ao dia 21 de abril.

De 21 a 25 de abril, os visitantes que passarem pelo stand do CEBAL, localizado no pavilhão institucional, entre as 11h00 e as 20h00, terão a oportunidade de contactar com os investigadores e estudantes do CEBAL, bem como conhecer os vários projetos de investigação e de transferência de tecnologia que se desenvolvem no centro, que ilustram o contributo local do CEBAL para o desenvolvimento sustentável global da região, e do país, contribuindo, assim, para esta missão comum de alimentar a Humanidade.

Durante os cinco dias em que decorre a Ovibeja, a partir das 15h00 e até às 18h30, acontecerá a Feira Gastronómica do Cardo. A Feira terá uma programação variada, com a rubrica conversas picantes, sessões de show-cooking e provas de queijos e outros produtos confecionados com esta planta, associando a inovação com o potencial gastronómico do cardo, conhecido sobretudo pela utilização na produção de queijos. A Feira Gastronómica pretende realçar outras potencialidades de valorização económica deste recurso endógeno.

Para mais informações consulte a página de Facebook ou LinkedIn do CEBAL, ou contacte através do telefone 284 314 399.

A Ovibeja é uma feira anual promovida pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS) (https://www.ovibeja.pt) que tem como finalidade suscitar a discussão e o debate sobre o setor agrícola. O CEBAL tem sido participante assíduo, transferindo o conhecimento científico e tecnológico gerado pelo trabalho que desenvolve.


O seminário “Como a biomassa pode contribuir para alimentar o mundo?” é uma iniciativa do programa estratégico de Potenciação de Transferência de Tecnologia do CEBAL, cofinanciado pelo Programa Alentejo 2020. Os seminários desenvolvidos no âmbito dos projetos “Inov-Amendo-AL – Microenxertia in vitro de amendoeiras selecionadas para a promoção do amendoal no Alentejo” – ALT20-03-0246-FEDER-000068, “Val+Alentejo – Valorização dos produtos dos pequenos ruminantes do Alentejo” – ALT20-03-0246-FEDER-000049, e “CynaraTeC – Transferência de tecnologia para a valorização do cardo” – ALT20-03-0246-FEDER-000067 são financiados pelo Alentejo 2020. O seminário integrado no Projeto “iCheese – Cynara Innovation for best Cheese” é financiado pelo PDR2020.


Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: