Agricultura

Produzir mais com menos, uma base da agricultura de conservação

Fotos: ”Herdade da Parreira- Sustentabilidade Económica e Ambiental – 1972-2020″

Para retratar a sua experiência na agricultura de conservação, a Consultora Espaço Visual convidou para um Agromeeting o agrónomo e proprietário da Herdade da Parreira, Nuno Marques, que em 2016, em conjunto com o Professor Catedrático da Universidade de Évora, Mário de Carvalho, venceu o “Land and Soil Award” da European Landwoners Organization – ELO, com os auspícios da Comissão Europeia.

Com uma vasta experiência profissional em várias áreas, o interesse de Nuno Marques pela agricultura de conservação, na altura designada de sementeira direta, nasce na Universidade de Évora, precisamente com o Professor Mário de Carvalho, de quem foi aluno. Mais de 30 anos depois continuam a trabalhar juntos e a desenvolver a agricultura de conservação em Portugal, tendo inclusivamente lançado em 2020 a obra ”Herdade da Parreira- Sustentabilidade Económica e Ambiental – 1972-2020″.

Neste Agromeeting Nuno Marques fez a partilha da sua experiência como agricultor nos últimos 10 anos, quando se dedicou à atividade a tempo inteiro. O negócio da Herdade da Parreira desenvolve-se em cerca de 800 hectares, no concelho de Montemor-o-Novo, onde a agricultura de conservação (sementeira direta) foi introduzida em 1989 através de uma rede de ensaios com a Universidade de Évora e com o Professor Mário de Carvalho, técnica que passou a usar em exclusivo quando em 2003 adquire equipamentos para o efeito (…).

Leia o artigo completo na edição de Abril 2022.

Leia este e outros artigos exclusivos:
  • Na Revista Voz do Campo

Edição de Abril 2022 ↓

 

Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: