Agroalimentar Ambiente EMPRESAS & PRODUTOS

Projeto AHFES: Novo serviço de apoio à sustentabilidade ambiental para as empresas

O projeto AHFES tem aprovado financiamento adicional para apoiar as empresas do setor da alimentação saudável na adoção de práticas mais sustentáveis

〈  20 / 04 / 2022  〉

O projeto AHFES, tem um novo serviço de apoio às PMEs do setor da alimentação saudável para apoio à adoção de práticas de produção, distribuição e comercialização mais sustentáveis.

Trata-se de um programa inovador, que tem sido desenvolvido em Portugal pela InovCluster e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, aos quais se junta, este ano, o parceiro Colab4Food, com o intuito de desenvolver esta nova atividade de apoio à implementação de práticas ambientalmente mais sustentáveis.

O projeto, iniciado em março de 2019, tem providenciado programas de formação e serviços gratuitos de apoio à Inovação, Internacionalização, Gestão e Marketing às PMEs do setor da agroalimentar de Portugal, Espanha, França, República da Irlanda, Irlanda do Norte e País de Gales.

Dirige-se essencialmente a empresários e profissionais do setor agroalimentar que operem no segmento da alimentação saudável, ou que pretendam integrá-lo, e é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de especialistas internacionais, contribuindo para a criação de um ecossistema de apoio ao desenvolvimento do setor e do aumento da competitividade das empresas.

Até agora o Projeto AHFES beneficiou do apoio de 1,2 milhões de euros da União Europeia através do programa INTERREG ATLANTIC e do FEDER, vendo agora aprovado um financiamento adicional de 235 mil euros para o desenvolvimento dos serviços de apoio à introdução de práticas mais sustentáveis de produção, garantindo assim a continuidade do projeto até fevereiro de 2023.

De acordo com Christelle Domingos, Diretora Executiva da InovCluster, “a nova valência do projeto AFHES, vocacionada para o setor da alimentação sustentável, surge ancorada de forma natural àquilo que são as necessidades e preocupações crescentes dos produtores, na premissa de incorporar reais compromissos com a sustentabilidade. Assim, encaramos como essencial a criação de um novo serviço de apoio às empresas para a adoção de práticas mais sustentáveis, numa altura em que o consumidor tem um olhar cada vez mais exigente e sensível para as questões ambientais. O projeto AHFES adota uma abordagem prática e fácil de capacitação das empresas com um enfoque nos desafios atuais e nos benefícios para as mesmas na introdução de inovação e de novos conceitos nas suas formas de trabalhar.”

Informação adicional

O projeto AHFES é um programa inovador de capacitação das empresas do setor agroalimentar dirigidas ao segmento de mercado da alimentação saudável.

Os oito parceiros AHFES oriundos de Portugal, Espanha, França, República da Irlanda, Irlanda do Norte e do País de Gales, formam um ecossistema de hélice quadrupla, em que coletivamente, aplicam as suas competências e conhecimentos nas mais diversas áreas, promovendo a inovação na área da alimentação saudável, através da capacitação das empresas da região Atlântica e da prestação de serviços em diversas áreas.

No caso de necessitarem de mais informações, por favor consultem o website do projeto: www.ahfesproject.com.

Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: