Agricultura Inovação Tecnologia

Agricultura inovadora premiada

No Recenseamento Agrícola de 2019 foram recenseadas 290 mil explorações, menos 15,5 mil que em 2009.

Contudo, a superfície agrícola utilizada (SAU) aumentou 7%, passando a ocupar 3,9 milhões de hectares (43% da superfície territorial) e a dimensão média das explorações agrícolas aumentou para 13,6 hectares de SAU por exploração, ou seja mais 1,6 hectares de SAU do que em 2009. No mesmo período a empresarialização da agricultura cresceu, com a duplicação em dez anos do número de sociedades agrícolas, que ganharam importância na estrutura produtiva, passando a explorar 36% da SAU (27% em 2009) e a produzir 56% dos efetivos pecuários (41% em 2009).

Desde 2009 o perfil do produtor agrícola registou a manutenção da representatividade de género, observando-se em todo o caso um ligeiro aumento da importância relativa das mulheres produtoras agrícolas (+2 p.p. que em 2009). Verificou-se o agravamento do envelhecimento, com um aumento de 2 anos na idade média dos produtores face a 2009, sendo que mais de metade (53%) tem idade superior a 64 anos. Houve uma melhoria do nível de instrução, confirmando-se o crescimento do número de produtores com níveis de ensino superiores ao 1º ciclo, cuja representatividade passou de 26% em 2009 para 43%. O número de produtores com formação superior nos domínios da agricultura e floresta, embora tenha aumentado 66%, é ainda pouco representativo (2%).

A percentagem até pode ser pequena, mas estes produtores fazem a diferença com os seus projetos e abordagens. Ainda só vamos em abril e já foram atribuídos vários prémios em diferentes competições que, com as suas nuances, no fundo aquilo que querem promover são ideias novas, empreendedorismo e estratégias bem consolidadas. Falamos concretamente do Prémio Empreendedorismo e Inovação CA, Prémio Nacional de Agricultura e Programa TalentA.

Prémio Empreendedorismo e Inovação CA reconhecido pelo forte contributo que aporta aos setores agrícola, agroalimentar e florestal

O Prémio Empreendedorismo e Inovação CA já é uma iniciativa reconhecida no mercado pelo forte contributo que aporta aos setores agrícola, agroalimentar e florestal nacional e que distingue projetos inovadores, com viabilidade económica e potencial de mercado. É organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a PBIO – Associação Portuguesa de Bioindústria e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação.

Leia a reportagem completa na edição de Abril 2022.

Mais desenvolvimento deste e outros artigos exclusivos:
  • Na Revista Voz do Campo

Edição de Abril 2022 ↓

 

Subscreva a nossa revista e mantenha-se permanentemente atualizado: