Formação PAC

Alunos da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento participam no projeto Europeu Funcap

〈  04 / 05 / 2022 〉

Alunos da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, em Santo Tirso, participaram na manhã do dia 4 de maio de 2022 no projeto FUNCAP, uma iniciativa europeia liderada pela Fundação Juana de Vega, que procura divulgar os benefícios da Política Agrícola Comum junto dos jovens da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

Um total de 14 centros educativos com mais de 400 alunos de ambas as margens do Minho participam neste projeto.

Especificamente, 29 alunos da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento concluíram as atividades do projeto FunCAP para conhecer os benefícios que a Política Agrícola Comum (PAC) traz para a sociedade como um todo.

Fizeram-no através de “Os Soutos do Norte”, um jogo que transfere para a Mesa as chaves da PAC, do Pacto Verde Europeu e da Estratégia Agrícola, bem como as mudanças que o novo período da PAC irá implicar a partir do ano de 2023.

Estudantes muito participativos e envolvidos

A recepção dos alunos da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento foi muito boa, com um corpo discente muito participativo envolvido no jogo. Numa primeira sessão, eles aprenderam a montar sua própria exploração, obter recursos e terras e, aos poucos, obter lucros para reinvesti-los. E nesta segunda sessão avançamos para influenciar mais em relação à Política Agrícola Comum e ao compromisso do setor produtivo, tanto agricultores quanto pecuaristas, com a sociedade e com o meio ambiente para que a atividade agrícola seja sustentável, não só economicamente, mas também do ponto de vista ambiental e social, destacam a Fundação Juana de Vega.

Esta semana o projeto FunCAP vai continuar a ser desenvolvido em várias escolas de Portugal, concretamente, esta quinta-feira na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, perto de Aveiro.