Agricultura Governamental Hortofruticultura

100 mil euros para apoiar pequenos investimentos agrícolas no Ribatejo Interior

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai estar a receber candidaturas de projetos agrícolas a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal até 17 de junho.

〈  publicado em 11 / 05 / 2022  〉

Este concurso dispõe de 100 mil euros para apoiar os investimentos, que promovam a melhoria das condições de vida, trabalho e produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola.

Nos Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (10.2.1.1.) para a Ribatejo Interior são priorizados os pedidos de apoio incidam sobre o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, pontuam mais, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes. O apoio, nesta medida do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, é de 50 por cento das despesas elegíveis para investimentos desde os 100 e até aos 50 mil euros.

São elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente, na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais e pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega. Os apoios nesta operação, também, permitem a compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, incluindo os de prevenção contra roubos; de transporte interno e de movimentação de cargas; as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano; e outros equipamentos de valorização dos subprodutos e resíduos da atividade. Permite, ainda, investimentos na eficiência energética e nas energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e de branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura e engenharia.

Este é já o 5º aviso de abertura de recepção de candidaturas da TAGUS nesta medida, inserida no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do PDR2020 e através Portugal 2020, e cofinanciado pelo cofinanciadas pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. As candidaturas devem ser submetidas através do formulário eletrónico no sítio do portal do Portugal 2020 (www.portugal2020.pt), do PDR2020 (www.pdr-2020.pt) ou da TAGUS (www.tagus-ri.pt). Nestas plataformas é, ainda, a possível encontrar as orientações técnicas, o aviso de abertura de concurso e as portarias de enquadramento legal, imprescindíveis para a orientação na formalização dos pedidos de apoio.

Os interessados neste aviso podem obter mais esclarecimentos, agendando reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.