Floricultura e jardinagem Hortofruticultura Internacional

Portugal celebra o Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas

No próximo dia 18 de maio, assinala-se mais um Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que vai já na sétima edição. Após uma edição online em 2021, com restrições impostas pela pandemia, este ano o evento regressa em peso, com atividades por todo o país.

〈 17 / 05 / 2022 〉

Este evento bianual é organizado pela European Plant Science Organisation (EPSO) e pretende cativar diferentes públicos para o fascinante mundo das plantas e mostrar-lhes como estas são importantes e indispensáveis.

Em 2021, realizaram-se mais de 160 eventos por todo o mundo, em mais de 20 países. Portugal é o segundo país com mais eventos agendados, com mais de 30 oportunidades de norte a sul e ilhas, para celebrar o fascinante mundo das plantas. Uma programação para todos os públicos que se irá estender ao longo do mês de maio.

Em Lisboa, Aveiro, Madeira, Oeiras ou Miranda do Corvo, haverá saídas de campo e visitas guiadas a diferentes espaços, como jardins botânicos, parques e herbários – fique a conhecer novas espécies de plantas e algumas das suas propriedades físicas e funcionais, que as tornam únicas. De Braga a Lisboa, será possível aprender mais sobre os recursos que podemos obter das plantas, como o vinho, a cortiça ou a azeitona.

Participe no controlo de espécies invasoras no Paul de Tornada, visite exposições ou assista às apresentações e debates em Évora, Lisboa ou Braga. Em Aveiro, alia-se a arte à ciência, num roteiro pelos motivos de Arte Nova nas fachadas da cidade, com inspiração, claro, nas plantas. Em Oeiras haverá um Bioblitz e várias outras atividades abertas ao público. Para os mais pequenos, também haverá histórias e novas aventuras de mãos à obra, um pouco por todo o país.

Estes são apenas alguns dos exemplos do que poderá encontrar pelo país para assinalar esta data e estão disponíveis no website oficial do evento. Em Portugal o evento é coordenado pelo ITQB NOVA e a Sociedade Portuguesa de Biologia de Plantas.

→ Mais informação aqui

 

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: