Agricultura Agropecuária Floresta

Bioeconomia 2030: Linhas Estratégicas dos Setores de Produção Primária

〈  03 / 06 / 2022 〉

O estudo Bioeconomia 2030 – Linhas Estratégicas dos Setores de Produção Primária no Contexto do Desenvolvimento da Estratégia Nacional para a Bioeconomia Sustentável 2030 tem foco nos sectores de produção primária de recursos biológicos – Agricultura e Pecuária, Florestas, Pescas e Aquicultura – e fileiras industriais associadas.

Desenvolvido com a ambição de alavancar em Portugal uma bioeconomia que seja circular, de baixo carbono e sustentável e, por esta via, agregadora de valor e de competitividade daqueles setores e fileiras, enquadra o contexto da bioeconomia e, para resposta a uma visão (aspiracional) do sector primário, propõe um Plano de Ação 2030, o seu modelo de governo e um plano de monitorização.

Da responsabilidade do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), foi desenvolvido num contexto colaborativo com a auscultação de Partes Interessadas, em especial para a co-construção da visão, dos desafios setoriais e das  potenciais medidas e instrumentos de política de suporte.

O referido estudo suportou os trabalhos técnicos preparatórios do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC 2023-2027), designadamente no que se refere ao objetivo específico 8, e é complementar às políticas promovidas no âmbito do Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável — Horizonte 2025 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 183/2021, de 28 de dezembro).

Veja aqui o vídeo de apresentação (mp4)

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: