Agricultura Agropecuária Certificação

Formas de produzir mais preocupadas com o ambiente e o bem-estar animal

Há muito que a forma de fazer agricultura e pecuária está a mudar.

Produzir massivamente, sem regras, faz parte de um passado já distante. O posicionamento do produtor é totalmente diferente e o próprio consumidor final também exige o contrário. Palavras como sustentabilidade, biodiversidade, bem-estar animal, economia circular (…) pecuária de baixo carbono entraram no léxico da agricultura e pecuária, mas não são conceitos vagos, traduzem formas de estar e produzir, vistas como a única forma de ser possível continuar a produzir uma vez que os recursos do Planeta Terra não são inesgotáveis.

E se muitos consumidores têm estas preocupações subjacentes na hora de adquirir os seus alimentos, nem sempre a opinião pública tem essa perceção daí que existam certificações específicas que o atestam, para além do que é legalmente exigido, porque se não for assim também não aportam diferença ao produto.

Nesta reportagem apresentamos alguns exemplos onde se optou por novos protocolos de certificação como a recente Welfair – bem-estar animal, Pecuária de Baixo Carbono, Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, mas também a perceção da PortugalFoods sobre a relação entre as tendências de consumo e estas certificações (…).

→ Mais desenvolvimento na edição de maio 2022.

Aceda à reportagem completa

Na Revista Voz do Campo:

Edição de maio 2022

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: