Agricultura Inovação Tecnologia

Impacto da aplicação das novas tecnologias na agricultura em destaque na FNA22

5G, biotecnologia, robótica e inteligência artificial são apenas algumas das tecnologias que vão estar bem evidentes na FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que se realiza de 4 a 12 deste mês, designadamente na exposição de soluções sobre o tema que estará patente no “Espaço Inovação”.

Mas há muito mais para ver naquela que é considerada “um dos momentos altos da agricultura nacional”, segundo o administrador do CNEMA, Luís Mira.

Que razões estiveram na escolha do tema ‘Inovação & Tecnologia’? Como é que vai ser abordado?

A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo que se realiza de 4 a 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, pretende dar a conhecer as alterações que a atividade agrícola irá ter com a aplicação das novas tecnologias, uma das questões mais relevantes para a modernização do setor.

A FNA tem como objetivo apresentar várias ofertas de tecnologia já existentes, mas que ainda não foram amplamente implementadas até agora como o 5G, a biotecnologia, a robótica, a inteligência artificial, entre outras. Neste âmbito, a feira contará com o “Espaço Inovação” nos “Claustros” – um dos espaços mais nobres da feira – e que terá uma exposição de soluções ligadas a estas questões.

Que impacto é que a realização da FNA sob este tema pode ter na agricultura nacional?

A FNA é um dos momentos altos da agricultura nacional que possibilita o encontro das pessoas ligadas ao setor, além de ser um polo de negócios para as empresas.

A feira contribui para o desenvolvimento e inovação do tecido económico da região e do país, reúne uma mostra de maquinaria e equipamentos agrícolas, pecuária, gastronomia, entre outros produtos e serviços, destinada aos profissionais do setor e de setores complementares.

Por outro lado, é um espaço de discussão sobre o mundo agrícola, através de várias conferências e seminários que contam com bastante adesão (…).

Entrevista completa na edição de junho 2022.

Mais informação
  • Na Revista Voz do Campo:

Edição de Junho ‘2022 ↓