Agricultura Governamental

Plano de Ação para a Década da Agricultura Familiar em consulta pública

A ACTUAR, a CNA, a DGADR e a ESAV/IPV concluíram a proposta de “Plano de Ação da Década da Agricultura Familiar” (PADAF) e submetem-na a consulta pública durante o mês de junho.

〈  03 / 06 / 2022 〉

Após a integração dos contributos, o Plano de Ação será alvo de uma apresentação pública em julho, e será entregue ao Governo, para aprovação e condução da sua execução. O documento final é a resposta ao repto lançado pelas Nações Unidas.

Para além de reunir os dados estatísticos sobre o setor, o PADAF propõe uma visão para a “Década da Agricultura Familiar” em Portugal, enunciando os sete pilares que requerem atenção e ação. Para cada um dos pilares foi desenvolvido um trabalho sistematizado de objetivos, resultados, medidas e metas.

O PADAF pretende que, até 2030, Portugal tenha uma AF fortalecida organizacionalmente e vinculada aos mercados, na qual prosperem sistemas alimentares territoriais sustentáveis e justos, que promovam o desenvolvimento integral das famílias e comunidades.

A AF tem um papel fundamental para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, 2015), especialmente os relacionados com a segurança alimentar e nutricional, a gestão dos recursos naturais, a inclusão económica e social de pessoas produtoras agrícolas e grupos sociais em condições de vulnerabilidade, a revitalização económica dos territórios rurais, a preservação do património cultural e, em geral, a criação e manutenção de sistemas alimentares sustentáveis e inclusivos.

→ Para conhecer o PADAF: clique aqui.

Para participar no processo de consulta pública pode aceder aqui.

Para consultar a nota para a comunicação social na integra clique aqui.

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: