Agroalimentar

ASAE e Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) juntam-se para segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood

Qual é a diferença entre “consumir até” e “consumir de preferência antes de” nos rótulos dos meus alimentos? Existem regras de higiene alimentar que devo seguir em casa para manter a minha família segura? Devo preocupar-me com os aditivos alimentares?

〈 20 / 06 / 2022 〉

Estas são algumas das questões colocadas pelos consumidores europeus que a campanha #EUChooseSafeFood tem vindo a responder, traduzindo a ciência por detrás da segurança alimentar da UE. Com base numa primeira fase de sucesso, foi lançado um segundo ano da campanha para cobrir uma série de novos tópicos.

A ASAE e a EFSA continuam a sua missão de ajudar os europeus a fazer escolhas alimentares com confiança, prolongando a bem-sucedida campanha #EUChooseSafeFood por um segundo ano. A campanha explica o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha #EUChooseSafeFood que, em toda a União Europeia, oferece informação prática e acessível que os consumidores podem utilizar quando compram e consomem alimentos – desde ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos. Visa, assim, encorajar os europeus a fazer escolhas alimentares confiantes, explicando o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.

Lançado a 7 de junho, no Dia Mundial da Segurança Alimentar, o segundo ano da campanha segue o primeiro, expandindo a gama de tópicos sobre os quais os consumidores podem aprender, adicionando temas como a saúde vegetal, novos alimentos, e suplementos alimentares.

Flipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, dá as boas-vindas à campanha em Portugal: “Esta nova campanha visa capacitar os consumidores com informação que permita dar-lhes confiança nas escolhas saudáveis para si próprios e para as suas famílias, onde quer que se encontrem na Europa. Esta importante iniciativa irá reforçar positivamente a confiança dos consumidores no sistema de segurança alimentar da UE, que é apoiado por evidência científica e, como tal, a geografia alimentar mais segura do mundo. Esta campanha fortalece ainda a cooperação em curso entre todas as partes interessadas, a EFSA e a ASAE, enquanto Autoridade de Segurança Alimentar responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e seu ponto focal nacional”.

Visando principalmente os cidadãos europeus entre os 25 e os 45 anos, a campanha irá também explicar o papel da EFSA e o seu contributo para a regulamentação europeia que protege os consumidores e todos os elos em toda a cadeia alimentar.

Saiba mais em: https://campaigns.efsa.europa.eu/EUChooseSafeFood/#

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: