Evento realizado Floresta Internacional

Disponível gravação e informação do Webinar: “Pinus radiata no Chile”

No dia 13 de julho, o webinar “Pinus radiata no Chile” continuou a mostrar casos internacionais de sucesso de silvicultura de pinheiro no segundo evento do ciclo promovido pelo Centro PINUS, em parceria com a IUFRO – International Union of Forest Research Organizations.

〈 14 / 07 / 2022 〉

O webinar teve como orador convidado Rodrigo Ahumada, o atual gestor do departamento de silvicultura e fitossanidade na Bioforest – Arauco que começou por apresentar a importância económica do Pinus radiata no Chile, país em que a madeira daquela espécie é usada na produção de madeira serrada, pasta para papel, painéis de madeira e contraplacados. O Chile é o 8º maior produtor mundial de madeira serrada e os produtos florestais são o segundo maior setor exportador no país, com a pasta a ser o produto mais exportado.

Seguiu-se a apresentação dos modelos e práticas silvícolas praticadas neste país da América do Sul, suportados por uma forte atividade de Investigação & Desenvolvimento e um foco constante na inovação e na adaptação da gestão florestal a novos desafios.

Anualmente são instalados cerca de 60 000 hectares, sobretudo com planta clonal proveniente de melhoramento genético. Algumas das práticas inovadoras apresentadas foram a aplicação de biocidas com drone ou a utilização de nanofertilizantes.

Rodrigo Ahumada abordou, ainda, os principais problemas fitossanitários e as estratégias de controlo e prevenção implementadas com sucesso.

Em Portugal, o Pinus radiata é uma espécie recomendada a Norte da Figueira da Foz, até aos 400 m de altitude, de acordo com Alves, citado nesta edição com outras orientações silvícolas. A madeira desta espécie pode ser utilizada pela maioria dos consumidores de pinheiro-bravo.

Este webinar foi conduzido por Nuno Calado, membro da Direção do Centro PINUS  e contou com uma intervenção inicial de Teresa Fidalgo Fonseca, na qualidade de coordenadora da Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiros da IUFRO, fazendo uma breve introdução sobre a atuação desta organização internacional que congrega investigadores de ciências florestais de todo o mundo.

O webinar contou com 108 participantes de 22 países de quatro continentes, maioritariamente, agentes do setor florestal, investigadores e estudantes de ciências florestais.

Para os que não tiveram oportunidade de participar, ou quiserem rever, a gravação está disponível a partir deste link do canal de Youtube do Centro PINUS.

A apresentação de Rodrigo Ahumada está disponível para download aqui.

Disponibilizamos, ainda, a gravação e as apresentações da primeira sessão deste ciclo internacional dedicada ao Pinheiro-Silvestre na Europa Central.

Se não teve a oportunidade de participar no Ciclo internacional de Pinheiro-bravo, promovido pelo Centro PINUS em 2020 com o objetivo de identificar práticas e conhecimentos que poderiam ser replicados no nosso país, conheça aqui as práticas silvícolas implementadas na Galiza, em Castela e Leão, na Aquitânia e Austrália.

Subscreva a newsletter do Centro PINUS e fique a par das principais notícias da Fileira do Pinho e dos próximos webinares em www.centropinus.org


Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: