EMPRESAS & PRODUTOS Inovação Tecnologia

A YIELD.AI foi a startup vencedora do Agrotech Challenge, com o projeto FuitQuantifier

A YIELD.AI foi a startup vencedora do Agrotech Challenge, com o projeto FuitQuantifier, que permite a contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.

〈 21 / 06 / 2022 〉

A vencedora conquistou um prémio de cinco mil euros, por ter apresentado a ideia mais inovadora, num desafio promovido pelo Município do Fundão, a Embaixada do Brasil, CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Baixa e a empresa VeraTech.

O FruitQuantifier é um “projeto em fase de pré-semente cujo objetivo é a criação de um produto capaz de prever a colheita nas diferentes árvores de fruto. Sob o contexto deste desafio, numa primeira fase irá focar-se apenas em amêndoas. A solução, baseada em imagens de drones de alta resolução, utiliza os algoritmos para detecção de objetos, de forma a distinguir diferentes alvos”.

A divulgação do vencedor teve lugar no dia 17 de junho de 2022, sexta-feira, no Octógono, no Fundão, momento em que foram apresentadas as dez soluções a concurso.

Em segundo lugar ficou a CINCE Technology e na terceira posição The Dayalgil Company, com projetos de contagem de amêndoas em Machine Vision e publicação de atividades agrícolas em blockchain, respetivamente. A segunda melhor ideia teve como prémio um vale para incubação na Incubadora A Praça do Fundão pelo período de um ano.

O AgroTech Challenge teve como intuito promover o desenvolvimento de soluções para a agricultura, com dimensões tecnológicas e criativas, oferecendo soluções integradas e personalizadas customizadas de alta qualidade e sustentabilidade a partir da apresentação de respostas a quatro desafios: Desenvolvimento de índices agronómicos baseados em imagens aéreas; Previsão de geada utilizando a inteligência artificial; Publicação de atividades agrícolas em blockain; e Contagem de amêndoas utilizando Machine Vision.

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: