Desde há mais de 450 milhões de anos que as plantas se associaram a fungos filamentosos e essa relação continua até hoje.
As micorrizas são definidas como a interação entre um fungo e uma planta em que ambos os organismos são beneficiados: o fungo aumenta a absorção de nutrientes enquanto a planta cede os hidratos de carbono necessários para o ciclo de vida do fungo.
As micorrizas estão amplamente distribuídas, estando presentes em mais de 80% das plantas. Além disso, foram classificadas mais de 6.000 espécies de fungos capazes de micorrização.
Desta forma, são conhecidos vários tipos de micorrizas (ectomicorrizas, endomicorrizas e ectoendomicorrizas), sendo as endomicorrizas arbusculares as mais difundidas e estudadas. Neste tipo de micorrizas, as hifas fúngicas penetram nas células radiculares, estabelecendo uma simbiose intracelular e formando uma estrutura característica denominada arbúsculos.
Como mencionado em artigos anteriores os be- Como mencionado em artigos anteriores os benefícios para as plantas derivam principalmente (embora não exclusivamente) do aumento da ex- (embora não exclusivamente) do aumento da extensão da superfície de absorção graças às hifas do fungo e são os seguintes: do fungo e são os seguintes:
• Aumento do crescimento e nutrição, aumentando a absorção de azoto, fósforo e outros nutrientes;
• Aumento da absorção e retenção de água, especialmente em épocas de seca;
• Maior tolerância a outros stresses abióticos, como salinidade ou contaminação por metais pesados;
• Maior tolerância ao stress biótico e bioproteção contra patógenos;
• Melhoria da qualidade do solo;
• Aumento do vigor e rendimento das plantas.
→ Aceda ao artigo completo na edição de junho 2022.
Ao ler o artigo completo, torna-se claro que a aplicação das micorrizas presentes no RHIZAS e os das PGPRs (bactérias promotoras de crescimento de plantas) (bactérias promotoras de crescimento de plantas) contidas no FERTTYBYO melhoram significativamente as culturas.
Autoria: Arvensis Agro
Distribuído em Portugal por:
“Plants, mycorrhizal fungi and bacteria: A network of interactions” (Bonfante & Anca, 2009) “Towards an integrated mycorrhizal technology: Harnessing mycorrhiza for sustainable intensification in agriculture” (Rillig et al., 2016) “Arbuscular mycorrhizal fungi as natural biofertilizers: Let´s benefit from past successes” (Berruti et al., 2016) “Mycorrhizzas in agroecosystems” (Pagano et al., 2016)
Foto principal: https://es.wikipedia.org/wiki/Arbuscular_mycorrhiza#/media File:Arbuscular_mycorrhiza_microscope.jpg