Evento

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estarão em destaque na próxima sessão online promovida pelo CEBAL

Na próxima terça-feira, dia 26 de julho, pelas 19h00, realiza-se a sessão online “ACCIONAD – ODS: Ações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com Cátia Lopes, do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e Filipa Lacerda, realizadora da Websérie 2030.

〈  22 / 07 / 2022  〉

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) e pretende dar a conhecer o projeto ACCIONAD – ODS e a Websérie 2030 cujo objetivo é promover o conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto das estruturas dos governos locais, do setor privado e dos cidadãos.

A sociedade de consumo está a pressionar a Terra, muito para além dos seus limites. O sul da Península Ibérica está a ser especialmente ameaçada pela desertificação e pelo abandono rural.

Nesta sessão as convidadas Cátia Lopes e Filipa Lacerda, apresentarão o projeto ACCIONAD – ODS, com enfoque na Websérie 2030 que criaram como forma de conscientizar e promover o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030.

A Websérie 2030 composta por 4 episódios disponíveis em espanhol, português e inglês são um convite a olhar para as potencialidades das regiões e a responder ao longo da próxima década a desafios comuns. Ao longo desses episódios apresentam-se os problemas globais que mais afetam o sul da Península, bem como alguns dos programas e ações que já estão a ser realizados.

De entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030, o principal objetivo do ACCIONAD – ODS e da Websérie 2030 é melhorar a capacidade das comunidades para alcançar as metas dos ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 13 – Ação Climática, através de ações coordenadas levadas a cabo pelas autoridades locais, organizações, e sociedade civil.

A ACCIONAD – ODS é uma iniciativa do Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado na União Europeia, nomeadamente nas regiões da Andaluzia e Extremadura (Badajoz e Cáceres), em Espanha, e do Alentejo e Algarve, em Portugal.

→ 26 de julho, pelas 19h00

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em: https://us02web.zoom.us/j/89700852223, é aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: