Bio EMPRESAS & PRODUTOS Hortofruticultura Sanidade vegetal

Soluções Fitolivos para a cultura do abacate

O abacateiro é uma planta da espécie Persea americana Mill., nativa da América Central. É uma cultura que tem tido um crescente interesse de consumo e consequente produção em toda a Europa com um peso significativo na Península Ibérica.

Em Portugal, a sua produção intensificou-se nas últimas décadas, centrando-se essencialmente no Algarve (existem atualmente cerca de 568 explorações que correspondem a 1815 ha) e na Madeira.

As variedades de abacate com mais expressão em Portugal são a Hass, Fuerte, Reed e Bacon. A cultura do abacate não é atacada por muitos problemas fitossanitários, não obstante existirem algumas pragas e doenças que podem ter efeitos significativos e, para o seu controlo, a Fitolivos apresenta algumas soluções.

Doenças fúngicas

As doenças mais significativas nesta cultura são a doença radicular associada ao encharcamento, que provoca a asfixia radicular, e a podridão radicular (Phytophthora cinamomi Rands e Rosellinia necatrix Berl.). Nos últimos anos, para além destas doenças, têm sido identificadas doenças de lenho relacionadas a um complexo de fungos da família Botryosphaeriaceae.

Elisyum

O Elisyum é um produto líquido formulado com manganésio, ferro e zinco, concebido para corrigir as carências nutricionais destes três importantes microelementos.

É um produto que tem uma ação sistémica. Este é um produto biológico certificado pelo BCS de acordo com os regulamentos (EC) No. 889/2008 (EU), USDA/NOP-Final rule (USA) 205.203 (c)(3) e JAS No. 1605 (Japão), para utilização na agricultura biológica.

A sua aplicação, para além de ter um efeito direto, também favorece a recuperação e desenvolvimento da planta (…).

Autoria: Fitolivos

→ Saiba mais e leia o artigo completo publicado na edição de julho 2022.

Subscreva já e receba todos os meses informações exclusivas!
  • Revista Voz do Campo:

Edição de Julho ‘2022

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: