Olival & Azeite Sanidade vegetal

PREV-AM® ULTRA autorizado para o controlo do algodão-da-oliveira

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) concedeu a 15 de junho de 2022 uma Autorização excecional de emergência n.º 2022/21 solicitada pela AABA – Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, para a utilização de produtos com base em Óleo de Laranja – PREV-AM® ULTRA para o controlo da praga algodão-daoliveira (Euphyllura olivina).

Esta autorização é atribuída por um período de 120 dias e foi concedida ao abrigo do Artigo 53 do Regulamento (CE) n.º 1107/2009, de 21 de outubro.

A problemática do algodão-da-oliveira é muito comum dos olivais Mediterrânicos, tendo vindo a verificar-se uma intensificação da mesma nos últimos anos. As ninfas e adultos Euphyllura olivina produzem secreções brancas (algodão), que podem causar a queda prematura de flores durante o desenvolvimento da praga levando a perdas significativas na produção. O algodão protege a ninfa de predadores, prevenindo também a sua dessecação. A melada produzida pelos adultos e ninfas pode provocar o aparecimento de fumagina na superfície da planta hospedeira reduzindo a fotossíntese da planta e levando a quebras significativas de rendimentos obtidos por hectare. A proteção ampla e multifacetada de PREVAM® ULTRA conjugada com o seu modo de ação físico e de contacto tem um efeito de desintegração da camada protetora do algodão-do olival deixando as ninfas expostas a fatores externos e climáticos (…).

→ Aceda ao artigo completo publicado na edição de julho 2022 para mais informação.

Subscreva já e receba todos os meses informações exclusivas!
  • Revista Voz do Campo:

Edição de Julho ‘2022

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: