Internacional Investigação Sanidade vegetal

Cientistas descobrem que o etileno ajuda as plantas a sobreviver à falta de oxigénio durante as inundações

Tal como as secas e os incêndios, as inundações têm vindo a aumentar em todo o mundo, como consequência das alterações climáticas, causando perdas significativas na agricultura. Mas uma equipa de cientistas de várias universidades pode ter descoberto a solução.

〈  03 / 08 / 2022  〉

Uma colaboração entre investigadores da Universidade de Freiburg (Alemanha), Universidade de Utrecht (Países Baixos), Rothamsted Research (Reino Unido) e Universidade da Califórnia, Riverside (EUA), descobriu uma molécula de sinalização que pode tornar as plantas mais resistentes a inundações.

A equipa de cientistas descobriu que o etileno, hormona vegetal que se apresenta na forma de um gás, faz com que a planta ‘ligue’ uma espécie de sistema de energia molecular de emergência que a ajuda a sobreviver à falta de oxigénio durante as cheias.

A equipa tinha previamente mostrado que o etileno envia um sinal à planta de que está debaixo de água. Descobriram que o pré-tratamento das plantas experimentais com etileno melhorou as suas hipóteses de sobrevivência.

Os resultados, publicados na revista Plant Physiology, deverão ajudar a combater o alagamento e as inundações na agricultura e a desenvolver variedades vegetais resistentes a estes fenómenos.

→ Mais informações

Informação disponibilizada pelo CiB – Centro de Informação de Biotecnologia

Subscreva a nossa revista mensal e mantenha-se atualizado: